Projeto «Brincar em Alfena» reativa construção de brinquedo tradicional nas escolas

29 Maio 2019

Numa parceria tripartida, entre a Câmara Municipal de Valongo, a Associação Viver Alfena e o Agrupamento de Escolas de Alfena (AEA) nasceu o Projeto: Brincar em Alfena.

É um projeto artístico-educativo, que está a ser desenvolvido nas turmas do pré-escolar e no 1º ano do 1º ciclo de todas as escolas do AEA, abrangendo atualmente 11 turmas das escolas básicas do AEA onde foi desenvolvido o projeto: Lombelho; Codiceira; Cabeda e Barreiro.

O objetivo geral é a construção do brinquedo tradicional Português, com as suas raízes no quotidiano da comunidade local. Numa atitude de reflexão e análise para equacionar novas formas de intervenção educativa com, e através da arte, na construção dos brinquedos tradicionais. Este projeto culminará com a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pelas nossas crianças numa exposição, na tradicional Festa do Brinquedo.

O projeto, neste ano” experimental” foi desenvolvido a partir de janeiro, vindo a terminar no final do ano letivo. Foram construídos 11 brinquedos tradicionais (1 por turma) à escala de 1/10: 2 Aviões, 2 Fogões, 4 Carrinhas pão de forma, 1 Carrinha caixa aberta, 1 Guitarra, 1 Gaita. Uma turma do 1º ano da EB Cabeda, construiu ainda uma “gaita” à escala de 1 /2 para cada aluno da turma.

Os parceiros do projeto acompanharam a fase final da execução dos brinquedos no dia 28 de maio.

Cartaz do projeto para download