Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Projeto «Brincar em Alfena» reativa construção de brinquedo tradicional nas escolas

Notícias
Projeto «Brincar em Alfena» reativa construção de brinquedo tradicional nas escolas
image title
image title
image title
image title
image title
image title
29 Maio 2019

Numa parceria tripartida, entre a Câmara Municipal de Valongo, a Associação Viver Alfena e o Agrupamento de Escolas de Alfena (AEA) nasceu o Projeto: Brincar em Alfena.

É um projeto artístico-educativo, que está a ser desenvolvido nas turmas do pré-escolar e no 1º ano do 1º ciclo de todas as escolas do AEA, abrangendo atualmente 11 turmas das escolas básicas do AEA onde foi desenvolvido o projeto: Lombelho; Codiceira; Cabeda e Barreiro.

O objetivo geral é a construção do brinquedo tradicional Português, com as suas raízes no quotidiano da comunidade local. Numa atitude de reflexão e análise para equacionar novas formas de intervenção educativa com, e através da arte, na construção dos brinquedos tradicionais. Este projeto culminará com a divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pelas nossas crianças numa exposição, na tradicional Festa do Brinquedo.

O projeto, neste ano” experimental” foi desenvolvido a partir de janeiro, vindo a terminar no final do ano letivo. Foram construídos 11 brinquedos tradicionais (1 por turma) à escala de 1/10: 2 Aviões, 2 Fogões, 4 Carrinhas pão de forma, 1 Carrinha caixa aberta, 1 Guitarra, 1 Gaita. Uma turma do 1º ano da EB Cabeda, construiu ainda uma “gaita” à escala de 1 /2 para cada aluno da turma.

Os parceiros do projeto acompanharam a fase final da execução dos brinquedos no dia 28 de maio.

Cartaz do projeto para download