Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista já arrancou

Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista já arrancou
30 Maio 2019

A edição de 2019 da Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista arrancou dia 29 de maio com o desfile alegórico das escolas e prolonga-se até ao dia 2 de junho, no eixo central da cidade de Valongo, com praças e ruas livres de trânsito e decoradas a rigor para receber os muitos milhares de visitantes que vêm conhecer e saborear o pão, a regueifa, os biscoitos, a Sopa Seca e demais iguarias gastronómicas típicas da região.

Promovida desde 2014 pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo, esta iniciativa tem como principal objetivo valorizar e divulgar dois dos seus produtos de excelência – a Regueifa e o Biscoito, num grande evento cultural que é também uma homenagem a uma das principais marcas identitárias do Município de Valongo e à sua História indissociável da panificação, pois foi durante muitos anos o principal abastecedor de pão da cidade do Porto.

“A Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo & Mercado Oitocentista retrata a nossa tradição, aliando-lhe criatividade e inovação. Passa-se o testemunho às gerações vindouras, fazem-se reviver os saberes, usos e costumes dos mais velhos. Estamos a reativar memória e é isso que explica o sucesso deste evento, juntamente com a comunidade que se envolve espontaneamente num espírito entusiasta, sempre crescente e altamente contagiante. Enfeitam-se montras, decoram-se varandas e janelas. Por isso, sentimos a necessidade de alargar para cinco dias a duração da feira e vamos continuar a apostar no seu crescimento”, salienta José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Nesta edição destaca-se a aposta na sustentabilidade: proibição de louça de plásticos descartáveis, campanha solidária da Lipor que oferece donativos aos bombeiros em função dos resíduos corretamente separados e workshops e oferta de sacos de pão às crianças do ensino básico e funcionários municipais porque só reciclar não chega, é preciso reduzir e reutilizar.

Numa área alargada em relação às edições anteriores, Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista envolve centenas de participantes, desde padeiros, biscoiteiros, doceiros, escolas, confrarias, associações, artesãos, empresas, restaurantes e a parceria incontornável da Junta de Freguesia de Valongo. Com presença garantida das principais padarias e biscoitarias do concelho, tem animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, exposições, cortejos, teatro, danças, passeios a cavalo, workshops, showcookings e grandes espetáculos musicais. O certame ocupa toda a zona central da Cidade de Valongo: Praça Machado dos Santos – Rua de S. Mamede – Largo do Centenário - Parque da Senra - Largo Dr. Nunes da Ponte – Rua de Sousa Paupério – Interligação entre percursos – Capela de Nossa Senhora da Luz, Museu e Câmara Municipal.

Na programação houve uma preocupação e uma apostar maior na componente gastronómica e na valorização da marca Regueifa e Biscoitos, colocando pela primeira vez um reputado Chef como cabeça de cartaz: o Chakall.
Ao longo dos 5 dias, o evento conta com muita e variada animação, destacando-se os seguintes momentos:
• Desfile Alegórico de Escolas/Abertura Oficial | dia 29 de maio | 14h30
• Showcooking com o chef Chakall | 30 de maio | 20h00
• Bênção do Pão e Cortejo de Padeiros | dia 31 de maio | 20h00
• Concerto de José Cid |dia 1 de junho | 22h00
• IV Capítulo da Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito | dia 2 de junho | 11h00
• Concurso da Melhor Regueifa e do Melhor Biscoito da Feira | dia 2 de junho | 17h00
• Espetáculo humorístico com Herman José | dia 2 de junho | 17h30
• Procissão e Pregão de Santo António dos Almocreves | dia 2 de junho | 20h30

Consulte aqui o programa completo

banner_Valongo_2019_Regueifa