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"Artes Performativas, Educação e Inclusão Social: percursos e oportunidades" em debate em Ermesinde

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"Artes Performativas, Educação e Inclusão Social: percursos e oportunidades" em debate em Ermesinde
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18 Junho 2019

A sessão "Artes Performativas, Educação e Inclusão Social: percursos e oportunidades" realizou-se no dia 17 de junho, no Fórum Cultural de Ermesinde, onse gerou um intenso debate acerca da importância das artes em contextos de educação formal enquanto forma de envolver e motivar públicos em risco de exclusão, com particular enfoque nos e nas jovens que atualmente não se encontram integrados no Mercado de trabalho ou em contextos educativos/formativos.

Esta primeira sessão contou com as partilhas e reflexões de partida de Jorge Prendas (músico, coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música), Lígia Ferro (socióloga, professora auxiliar do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da UP, membro do Conselho da "European Network of Observatories in the Fields of Arts and Cultural Education" - UNESCO).

A sessão contou também com a presença de José Manuel Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Orlando Rodrigues - Vereador da Educação e da Juventude, e várias pessoas que têm um papel ativo no âmbito da educação artística, educação em geral, inclusão e cultura.

Esta iniciativa foi a primeira de um conjunto de sessões de partilha e debate que irão acontecer ao longo dos próximos meses no contexto do projeto ON STAGE - Music Schools for Social Change, uma Rede de Transferência no âmbito do Programa URBACT III, que a Câmara Municipal de Valongo integrou em 2018.

Tendo como principal objetivo a transferência da boa prática URBACT de L’Hospitalet - Escola Municipal de Música Centre de les Arts (EMMCA) - o Grupo Local URBACT de Valongo, constituído por um conjunto de atores relevantes no âmbito da educação pela arte e da intervenção sócio-educativa, promove estas sessões no sentido de co-construir, à medida do território específico de Valongo, uma resposta que coloque a educação pela arte ao serviço da inclusão e do sucesso educativo.

Abertos a toda a comunidade, pretende-se que estes momentos sirvam de inspiração para o trabalho a desenvolver, contando com o potencial criador das comunidades na definição dos seus caminhos.