Câmara de Valongo lança Manifestum - arte de dizer

18 Julho 2019

O «Manifestum - arte de dizer | Valongo 2019» começou no dia 2 de julho, com o Laboratório de Poesia «Para que Alguns a Possam Amar», por Isaque Ferreira, que se realizou no Museu Municipal de Valongo e no Fórum Cultural de Ermesinde.

Clique aqui para ver a reportagem no JN Direto.

Lançado pela Câmara Municipal de Valongo em parceria com a associação cultural Exemplo Extremo, o projeto «Manifestum - arte de dizer» avança com o objetivo primordial de sublinhar Valongo como casa de uma inédita aventura no nosso país: o alcance incomensurável que a palavra dita cria.

Pretende-se abordar a palavra para além do seu habitual corpo escrito, por via da literatura, dotando-a de diversas cúmplices manifestações, assumindo valências que ultrapassem a comum promoção do interesse pela leitura, é um valor decisivo desta nova aposta. Procurando na palavra a sua essência, um mais intenso comprometimento e afinidade entre os seus diletos pares, os leitores e os criadores dessa matéria única e privilegiada do ser comunicante, inaugural ao humano. E, assim, revelar voz às Palavras, na justa dimensão que elas nos exigem, por veículo garantido que são da substância real da nossa necessidade de partilha, onde nos recriamos, comunicamos, nos afirmamos.

“Esta iniciativa insere-se numa aposta muito forte deste executivo municipal no investimento na Cultura, enquanto pilar de formação de cidadãos mais autónomos e envolvidos na vida cívico política de toda a comunidade”; salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, destacando que “o Manifestum interliga-se com a forte aposta no acesso ao livro para todas as idades, através do programa Ler não custa Nada, que entre janeiro de 2014 e Junho de 2019 trouxe mais de 10.000 novos leitores à rede pública de bibliotecas municipais”.

O próximo laboratório «Há Palavras que nos Beijam» com Ana Celeste Ferreira realiza-se em setembro e outubro.

Inscrições: 224 219 270 - 939 030 527 | biblioteca@cm-valongo.pt