Couce em Festa aposta na sustentabilidade

08 Agosto 2019

No fim primeiro fim-de-semana de agosto, a festa tradicional regressou à aldeia de Couce, que recebeu milhares de visitantes com arraiais, muita música, teatro, artesanato típico, tasquinhas, atividades na natureza, jogos tradicionais e dança ao ritmo das canções populares. O aroma da natureza voltou a misturar-se com o cheiro dos petiscos e iguarias confecionados no local, onde não faltou a bela regueifa e o biscoito tradicional.

Na edição deste ano do "Festa em Couce", a Câmara Municipal apostou na promoção da sustentabilidade ambiental, disponibilizando um serviço público de transporte gratuito para levar os visitantes deste a estação de comboios de Valongo até à aldeia. Foi também incentivada a redução de utensílios de plástico de uso único.

Saliente-se que esta aldeia está localizada no coração das serras do Porto, no vale do rio Ferreira, e inclui um pequeno povoado isolado, de origens remotas com marcadas vivências rurais, cujo estilo de vida provém da estreita relação com a terra e com os recursos naturais locais. Os caminhos empedrados, as casas antigas com as paredes irregulares, feitas com blocos de quartzite, proveniente da exploração mineira e de xisto e sem tratamento prévio, a ponte romana e a capela, sem esquecer a paisagem verdejante envolvente, tornam este local numa das mais belas aldeias do pais.