Câmara de Valongo distinguida no Índice de Presença na Internet

presidente_jose_ribeiro_cmv_4
dsc02695
04 Dezembro 2019

Diploma // Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas em 2019 Estudo sobre Local e-Government em Portugal

Valongo está no TOP 10 dos melhores sites municipais, na dimensão Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização. O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, recebeu a menção honrosa na sessão pública de apresentação dos resultados do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais 2019, uma iniciativa organizada pela Universidade do Minho e pela Universidade das Nações Unidas, em conjunto com a Agência para a Modernização Administrativa.

A cerimónia decorreu, no dia 4 de dezembro, em Guimarães, na presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.

Para o cálculo global do índice, são avaliados e classificados, por observação direta dos 308 websites das câmaras municipais, um conjunto de indicadores agrupados em quatro critérios: Conteúdos: tipo e atualização, Acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização, Serviços online e Participação.

O período de recolha e avaliação a que se reporta este estudo teve lugar entre os meses de novembro de 2018 e maio de 2019. Além da observação direta dos sítios web, a recolha de dados envolveu ainda o envio de mensagens de email para os serviços Municipais das Câmaras, bem como para os respetivos Presidente, Vice-presidente e primeiro Vereador da oposição dos 308 municípios.