Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Bugiada e Mouriscada Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Notícias
 Bugiada e Mouriscada Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular
img_4330
img_4413
img_4320
img_4462
img_4614
img_4725
img_4724
img_4729
img_4842
img_4678
07 Junho 2020

A festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada, que ocorre na vila de Sobrado, no concelho de Valongo, é finalista regional no concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular® de Portugal.

Mundialmente singular, de dimensão e complexidade extraordinárias e de relevante valor cultural identitário, é um costume que se alicerça numa lenda que é vivida intensa e apaixonadamente por Bugios e Mourisqueiros e toda a comunidade sobradense.

Durante um dia, com grande vigor, colorido e exuberância, disputa-se, entre danças e rituais, transmitidos de geração em geração, uma imagem milagrosa de S. João Batista. Mais do que a participação no concurso, o que importa é a valorização e promoção desta tradição que é considerada uma das maiores festas de máscaras da Europa.
O concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular® decorrerá em diversas fases, sendo que, posteriormente, haverá a participação do público através de votação telefónica. Por isso, esteja atento/a, na altura própria, vote e contribua para eleger a nossa maravilha que acontece todos os anos a 24 de junho.

A candidatura é do Município de Valongo e conta com o apoio e parceria da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e da Associação da Casa do Bugio.

#Bugiada #Mouriscada #Bugios #Mourisqueiros #Sobrado #Valongo