Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Bugiada e Mouriscada do São João de Sobrado celebra-se em casa

COVID-19Notícias
Bugiada e Mouriscada do São João de Sobrado celebra-se em casa
bugiosmourisqueiros_img_5991
img_4304
img_4383
bugiosmourisqueiros_img_3143
bugiosmourisqueiros_img_1734
bugiosmourisqueiros_img_5192
bugiosmourisqueiros_img_5757
dsc03506
img_4408
img_4656
img_4725
22 Junho 2020

Este ano, o São João de Sobrado festeja-se em casa, com segurança. Apesar do cancelamento das festas, o Município de Valongo continua a apostar na Bugiada e Mouriscada como uma importante marca identitária do concelho, apoiando a candidatura ao concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular® de Portugal e promovendo iniciativas de divulgação que respeitem as medidas de prevenção da pandemia, designamente o distanciamento físico entre pessoas. Destaca-se a primeira sessão do  ciclo de debates online Logomarcas Valongo - Salvaguarda da Identidade de um Município, no dia 19 de junho, integralmente dedicada à logomarca identitária de Sobrado - a Bugiada e Mouriscada, e a exposição "Bugios e Mourisqueiros em Registos Fotográficos" da autoria de André da Rocha Ferreira.

Entretanto, foi concluído o pedido de inscrição da festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Enquanto não se pode festejar nas ruas, podem-se recordar e partilhar online as memórias das edições anteriores, designadamente o vídeo e as fotografias de 2019, bem como a reportagem/vídeo do JN Direto.

Para saber mais sobre esta tradição que se mantém viva devido a uma enorme paixão transmitida de geração em geração há muitos séculos, consulte também as páginas de facebook do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada e da Casa do Bugio