Esterilização de colónias de gatos

Esterilização de colónias de gatos
noor_alanjari_zdj5ksefuqo_unsplash
22 Junho 2020

O Gabinete de Medicina Veterinária Municipal efetua a esterilização de colónias gatos errantes em colónias CED (Captura, Esterilização e Devolução) em iniciativas próprias e apoia Associações e entidades singulares ou coletivas que queiram legalizar colónias CED próprias, oferecendo a captura e a cirurgia de esterilização, desde que sejam cumpridos os trâmites da Lei nacional em vigor (clique para consultar o artº9 da Portaria 146/2017) - Vacinação antirrábica e identificação eletrónica em nome da entidade responsável e Plano de gestão da colónia.

Para que uma colónia seja autorizada deve ser feito um pedido pela entidade responsável (singular ou coletiva) (CLIQUE AQUI) respeitando os seguintes parâmetros:
a) A colónia deve confinar-se a um terreno exclusivamente privado, sem acesso à via pública, e deve existir autorização do(s) proprietários;
b) A alimentação dos felídeos deve ser assegurada pela entidade responsável e a mesma será realizada afastada da via pública;
c) Garantir que os animais constituintes da colónia foram:
- Esterilizados por cirurgia (gratuito se solicitado o apoio do Gabinete de Medicina Veterinária desta Autarquia)
- Vacinados para a doença da Raiva (*)
- Identificados por microchip (*)
- Possuem marca identificativa (coleira/ corte de orelha, etc)
- Estão sanitariamente vigiados para deteção de doenças (Port. 146/2017).

* Anualmente disponibilizamos gratuitamente um n°. limitado de chips e vacinas para ofertar.