Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo integra rede Intelligent Cities Challenge da Comissão Europeia

Notícias
Valongo integra rede Intelligent Cities Challenge da Comissão Europeia
08 Julho 2020

Valongo foi um dos dois únicos municípios portugueses selecionados para integrar a rede Intelligent Cities Challenge (ICC), que envolve 100 municípios europeus. O Município tem agora a oportunidade única de ter consultoria especializada e altamente qualificada, por um grupo de especialistas com know-how em escala global; rever estratégias e prioridades, com base em estudos e pesquisas realizados por especialistas, participar nas iniciativas relacionadas com as cidades inteligentes, que incentivam o contato e o intercâmbio de ideias e experiências entre várias cidades, aprender com as cidades mais inovadoras da União Europeia, integrar uma rede internacional de inovação e cooperação, trabalhando em prol dos objetivos de desenvolvimento tecnológico e sustentável.
“A presença do Município de Valongo nesta rede de cidades inteligentes é crucial para desenvolvermos uma visão macro do potencial do nosso território, numa perspetiva global, integrada, inteligente, ecológica, sustentável e tecnológica, a acima de tudo, usufruir dos recursos que são disponibilizados às cidades participantes”, salienta José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo.
De acordo com o autarca, a integração na rede ICC permitirá uma gestão ativa e sustentável do território e a redefinição de estratégias de acordo com os dados obtidos, ao nível do turismo, meio ambiente e da segurança. “Além do impacto na qualidade de vida dos cidadãos e visitantes, acreditamos que este projeto contribuirá vivamente para promover uma cidadania ambiental ativa e inclusiva”, sublinha José Manuel Ribeiro.
O Intelligent Cities Challenge é uma das mais recentes iniciativas da Comissão Europeia para construir uma Europa Verde, promovendo um crescimento inteligente e sustentável nas cidades europeias. É uma oportunidade única para envolver as cidades da UE numa comunidade que utiliza tecnologias avançadas, para enfrentar a crise da pandemia e reconstruir a sua economia, enquanto as orienta na direção de um crescimento sustentável, verde e inteligente. Isto ajudará as cidades a melhorar a qualidade de vida e criar novas oportunidades para suas empresas locais.

O município de Valongo assume-se como território anfitrião pelo seu fabuloso património natural. As características únicas das serras de Santa Justa e Pias, que integram o Parque das Serras do Porto, classificado como Paisagem Protegida Regional, fazem com que Valongo seja escolhido por muitos como destino de passeios, atividades desportivas e visitas para fins educacionais. Neste contexto, torna-se premente dar a conhecer mais e melhor o território, o seu património natural, cultural e as suas dinâmicas territoriais, investindo na promoção do turismo inteligente e sustentável, com o compromisso de proteger o meio ambiente e preservar a natureza, incentivando à participação ativa da própria comunidade, ao uso eficiente dos recursos, a fim de promover o bem-estar, a saúde e a segurança dos cidadãos.

Mais informação sobre este projeto: https://www.intelligentcitieschallenge.eu/

2254

#IntelligentCitiesChallenge