Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Divulgadas 6 apps vencedoras da 2ª edição do Transforma TI – Prémio Tecnológico | Valongo

Notícias
Divulgadas 6 apps vencedoras da 2ª edição do Transforma TI – Prémio Tecnológico | Valongo
img_6045
img_6050
img_6051
img_6053
img_6055
img_6057
16 Julho 2020

Já são conhecidas as soluções tecnológicas vencedoras da 2ª edição do Transforma TI – Prémio Tecnológico | Valongo

José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara de Valongo, e João Baracho, Diretor Executivo do CDI Portugal, entregaram os prémios aos jovens que ao longo de seis meses transformaram as suas ideias em soluções tecnológicas para para smartphone ou tablet (apps) para ajudar a vida das pessoas e da comunidade.


Nome App: #CiberAmigo
Nome: Maria Vale
Descrição: Pretende dar resposta aos problemas adjacentes à ciberagressão, dando a oportunidade de integrar o tema no currículo escolar, constituindo os professores e psicólogos agentes importantes neste combate e fornecer informação aos adolescentes acerca do tema e das usas dinâmicas, desconstruindo ciber(mitos) e a
Possibilidade dos adolescentes que sejam/tenham sido vítimas, agressores e observadores pedirem ajuda/denunciar, garantindo-lhes uma resposta adequada/efetiva.


Nome App: Baby Upload
Nome: Helena Reis
Marisa Dias
Descrição: No desenvolvimento da tese de mestrado evidenciei uma necessidade de partilha e entreajuda entre pares, na vivência da gravidez e, ao mesmo tempo, a escassez de informação fidedigna e de confiança quando se recorre a espaços de partilha na internet. Face ao problema identificado, nasceu a Baby Upload. Assim, os utilizadores poderão sentir-se seguros no espaço em que se encontram, partilhando vivências com os pares.

3.º

Nome App: O Ninho
Nome: Nádia Batista
Descrição: Anualmente, em Portugal são abandonados 10 mil animais, que acabam por se multiplicar para os 50 mil, que são recolhidos por associações todos os anos. O Ninho é a solução porque qualquer utilizador pode sinalizar um animal e acionar um sistema de comunicação imediato com as FATs e FADs registadas na aplicação, agilizando assim o processo de recolha do animal da rua.

4.º
Nome App: Mini-Trocas
Nome: Fábio Lima
Vanessa Amaral
Descrição: A Aplicação possibilitará os utilizadores efetuarem trocas de artigos de criança usados, sem que seja necessário o uso de dinheiro. Além disto, ao possibilitar as trocas, os artigos voltarão a ter um novo uso, rumo à preservação do meio ambiente e à reutilização e não-desperdício. Todas as pessoas que possuam artigos de crianças que não lhe dêem uso e com interesse em realizar trocas podem usufruir desta aplicação.

5.º
Nome App: My Gallery
Nome: Ana Sofia Silva
Descrição: Os Artistas no geral sentem falta de visibilidade das suas obras, o que impossibilita a sua venda e rentabilização do seu trabalho. A My gallery constitui-se uma galeria de Artes Visuais, virtual com a exposição gratuita das obras, sendo desnecessário o aluguer do espaço expositivo físico. Coloca em contacto direto artistas e eventuais compradores, facilitando o processo de aquisição de Obras de Arte.

6.º
Nome App: We Study
Nome: Mikael Gonçalves
Descrição: A app We Study foi criada com o objetivo de diminuir o insucesso escolar, aliada ao poder da tecnologia com o ensino virtual, permite corresponder às necessidades do aluno e do explicador, através de um maior apoio nos estudos e estimulação dos alunos, assim como um acesso fácil e rápido na interação entre ambos.

As 6 aplicações recebem um prémio de 1500€.
A Câmara Municipal de Valongo lançou o Transforma TI em 2018, tendo como principais objetivos transformar ideias inovadoras em projetos de empreendedorismo social; promover o empreendedorismo e o talento tecnológico em Valongo; desenvolver as competências sociais e tecnológicas de todos os jovens do concelho de Valongo; e ajudar a transformar Valongo num cluster tecnológico.