Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Câmara de Valongo alarga bolsas de estudo a todos os candidatos para mitigar efeitos da pandemia

COVID-19Notícias
23 Julho 2020

A Câmara Municipal de Valongo aprovou hoje por unanimidade a atribuição de 82 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior, no valor total de 61.500 Euros. Inicialmente, estava prevista a atribuição de 37.500 Euros a 50 estudantes residentes no concelho, mas a Autarquia decidiu contemplar todos os 82 alunos e alunas com candidaturas corretamente instruídas, considerando a alteração das circunstâncias provocada pela pandemia Covid-19, que não só afetou os rendimentos das famílias, como implicou despesas acrescidas com o ensino à distância.
“É nosso desígnio assegurar que, independentemente da sua condição social, todos os alunos e alunas deste concelho possuam as condições e os recursos que lhes permitam frequentar o ensino superior e terminar os seus estudos. Face à situação pandémica que nos atinge à escala global, compete-nos estar na primeira linha de apoio às famílias afetadas pelos efeitos devastadores desta nova doença”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Para o autarca, “esta medida além de garantir condições de igualdade de oportunidades de permanência e de sucesso académico no ensino superior, traduz-se também numa aposta da qualificação da comunidade”.
“Queremos alargar a população do concelho com formação no ensino superior e não podemos tolerar que o trajeto académico seja afetado pelas consequências socioeconómicas desta pandemia. Através da atribuição de bolsas de estudo para o ensino superior, incentivamos a formação de quadros técnicos altamente qualificados, naturais ou residentes na área geográfica do concelho de Valongo. Ou seja, melhoramos o tecido humano e económico do concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural”, frisa José Manuel Ribeiro.
A cerimónia de atribuição das bolsas de estudo realiza-se no dia 29 de julho, no Auditório Dr. António Macedo, e será dividida em dois atos, para se garantir o distanciamento físico e restantes normas de saúde pública em vigor no âmbito do combate à Covid-19.