Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Câmara de Valongo lança novo site dedicado à promoção da Saúde

COVID-19Notícias
Câmara de Valongo lança novo site dedicado à promoção da Saúde
20 Novembro 2020

Melhor Saúde, + Cidadania. A Câmara Municipal de Valongo já tem disponível e alojado no sua página de Internet um microsite inteiramente dedicado à temática Saúde: https://saude.cm-valongo.pt/

"A Saúde é uma prioridade. A qualidade de um município mede-se, cada vez mais, por índices de desenvolvimento humano. O que estamos a lançar agora são as condições para que Valongo consolide, nos próximos anos, a sua posição no pelotão da frente dos municípios saudáveis", considera José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.

Tudo o que precisa de saber sobre a política municipal de saúde está agregado neste espaço, cuja navegação e pesquisa é bastante intuitiva e fácil. Aqui terá acesso ao Plano de Saúde para 2019/2025 e os vários projetos que constam dele, terá um conjunto de informações e medidas de âmbito municipal e nacional adotadas no combate à pandemia COVID 19, e é partilhada informação útil para os todos e todas, de natureza diversa como vacinação e ainda uma rubrica mensal relacionada com as doenças mais relevantes no concelho de Valongo, como por exemplo: a hipertensão, o abuso do tabaco e álcool, a obesidade, as perturbações depressivas e a diabetes.

Também, aqui, que encontra a plataforma «O Mercado», o mais recente projeto da Câmara Municipal de Valongo e da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo. Nesta plataforma digital que irá disponibilizar os produtos dos 25 produtores locais da cooperativa, vai ser possível encomendar cabazes pré-definidos com diferentes produtos hortícolas e frutícolas de produção local.

A plataforma já está operacional permitindo encomendas a partir de segunda feira – dia 23 de novembro. As entregas, por norma, serão feitas à terça-feira, no apeadeiro de Susão, e à quinta-feira, na Loja da Cooperativa Agrícola em Ermesinde e no Espaço Cidadão da Gandra (Túnel da Estação) entre as 17:30 e as 19:00.

A primeira entrega em Valongo vai realizar-se, excecionalmente, na QUARTA-FEIRA, dia 02 de dezembro, por ser feriado na terça-feira.

A criação deste site decorre de um conjunto de medidas e ações desde que a Câmara Municipal de Valongo assumiu o compromisso de desenvolver localmente o Projeto Cidades Saudáveis e dar o seu contributo para superar desigualdades e construir nas cidades e nas outras povoações do concelho uma efetiva igualdade de oportunidades para todas as cidadãs e cidadãos.

Porque comunicar mais e melhor saúde é também um desígnio deste serviço, este espaço digital surge para promover iniciativas que permitam dar condições de vida saudável para todos em Valongo e informar a população sobre o que está a desenvolver e a desenhar no Concelho de Valongo, tornando a saúde um desígnio presente em todas as atividades municipais.