Investidos mais de 230.000€ na modernização e reabilitação do Parque de Lazer da Quinta da Lousa

Investidos mais  de 230.000€ na modernização e reabilitação do Parque de Lazer da Quinta da Lousa
0b1a6343
0b1a6324
0b1a6327
0b1a6325
0b1a6326
0b1a6339
0b1a6343
0b1a6359
0b1a6332
0b1a6331
0b1a6335
11 Janeiro 2022

O Parque de Lazer da Quinta da Lousa foi totalmente requalificado e modernizado. A Câmara Municipal de Valongo investiu 230.417,52+IVA nesta intervenção que transformou radicalmente uma área de 6624,85 metros quadrados que se encontrava bastante degradada. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhou a receção da empreitada que permitiu a criação de quatro principais zonas, interligadas e articuladas, mas claramente distintas na intervenção, nos usos e vivências que proporcionam.

Os equipamentos foram criteriosamente escolhidos de forma a garantir a diferentes gerações uma oferta de equipamentos para o lazer, desporto livre e informal e estada e convívio, de diferentes gerações. Destacam-se o circuito de manutenção com aparelhos para a prática de exercício físico adequados para jovens, adultos e idosos; o campo para futebol de 5 em relva sintética e com iluminação para possibilitar a utilização no final do dia/início da noite; duas zonas para a prática de basquetebol de rua (uma para minibasquetebol e outra para basquetebol); e conjunto de mesas para realização de piqueniques.

A nascente da plataforma pavimentada com frente para a Rua Cidade de Trelazé, desenvolveu-se um amplo espaço verde que permite diversas utilizações livres, destacando-se o parque infantil (na posição mais nobre e visível do parque), o parque destinado a atividades caninas, a zona de estada e de vigilância natural das atividades desenvolvidas e a espessa e diversificada cortina verde constituída por um misto de espécies arbustivas e arbóreas, que tem como função criar as melhores condições de integração paisagística.

Também contigua à plataforma pavimentada, mas a poente, foi criada uma ampla zona destinada a atividades de lazer, estada, contacto com a natureza e prática de diversas atividades. Nesta área, para além da organização de um conjunto de percursos pedonais e cicláveis (providos de iluminação pública nova) que atravessam e articulam todo o parque, a intervenção permitiu também o reforço e robustecimento do coberto herbáceo e arbustivo.