-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Inaugurado Espaço de Homenagem ao Ferroviário - Locomotiva a Vapor
Inaugurado Espaço de Homenagem ao Ferroviário - Locomotiva a Vapor













A Câmara Municipal de Valongo, com a colaboração da CP – Comboios de Portugal e da IP – Infraestruturas de Portugal, reabilitou uma locomotiva histórica a vapor, com o objetivo de evocar a importância socioeconómica dos ferroviários e da ferrovia no concelho.
A locomotiva histórica E201 foi colocada estrategicamente junto à Estação de Ermesinde, para perpetuar a ligação do território e da comunidade à história da ferrovia e dos ferroviários.
O concelho de Valongo e a cidade de Ermesinde em particular são indissociáveis da história da ferrovia nacional. Desde 1875, com a inauguração da Estação de Ferroviária, Ermesinde passou a ser um ponto de passagem de milhares de passeiros e mercadorias, que todos os dias se deslocam nas linhas do Minho, do Douro e de Leixões.
Ao longo dos tempos, muitos ferroviários optaram por se fixar com as suas famílias no concelho, sobretudo em Ermesinde. Aliás, foi na sequência de um desafio lançado por antigos ferroviários que a Câmara Municipal de Valongo avançou com a aquisição desta locomotiva para homenagear todos aqueles que a partir do concelho de Valongo ajudaram a escrever a extraordinária história dos caminhos de ferra, em Portugal.
A homenagem foi formalizada no dia 16 de julho, numa cerimónia onde intervieram o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, Pedro Moreira, e o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.
O apontamento cultural foi protagonizado pelo músico João Correia, em colaboração com a Associação Académica e Cultural de Ermesinde.
“Agradeço ao grupo de antigos ferroviários que há uns anos nos lançou este desafio. Esta foi a melhor forma que encontramos de prestar homenagem à importância da ferrovia e dos ferroviários na história da Cidade de Ermesinde, do Município de Valongo e da ferrovia nacional. O setor ferroviário faz parte da nossa memória e da nossa identidade, mas é também uma peça fundamental para garantir o nosso futuro, por ser um dos meios de transporte mais sustentável, tanto para passageiros, como para mercadorias”, salientou José Manuel Ribeiro, referindo que o concelho de Valongo é atravessado pelas linhas ferroviárias do Minho, do Douro e de Leixões e futuramente será também o ponto de partida da linha do Vale do Sousa.
A locomotiva que foi minuciosamente restaurada nas Oficinas da CP, implicou um investimento de 100 mil€, incluindo o restauro e a empreitada de construção da plataforma com carris onde vai ficar instalada.
#Ferrovia #ferroviários #Locomotiva #Ermesinde #Valongo #MunicipiodeValongo #CP #ComboiosdePortugal