-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Serviço de atendimento à pessoa surda disponível em toda a rede de proximidade do Município
Serviço de atendimento à pessoa surda disponível em toda a rede de proximidade do Município





O serviço de atendimento à pessoa surda já está disponível em todos os balcões da rede de atendimento de proximidade da Câmara Municipal de Valongo. Além do Gabinete de Apoio ao Munícipe localizado nos Paços do Concelho, o Serviço de Vídeo-interpretação em LGP – Língua Gestual Portuguesa está já disponível na Loja do Cidadão, em Ermesinde, e nos Espaços do Cidadão de Alfena, de Campo, de Sobrado e da Travagem, também em Ermesinde.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e a Vereadora da Ação Social, Luísa Oliveira, já testaram a operacionalidade do serviço SERVIIN de atendimento à pessoa surda, ao qual a autarquia aderiu no âmbito projeto «Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP».
Este projeto resulta da necessidade e vontade de promover a equidade de todas as pessoas no acesso à informação, particularmente no acesso aos serviços públicos municipais.
De acordo com os dados dos Censos de 2011, existem na AMP – Área Metropolitana do Porto cerca de 80 mil pessoas com deficiência auditiva, sendo que destas, cerca de 20 mil terão surdez profunda.
Através da implementação deste projeto, a comunidade surda poderá aceder diretamente aos serviços da Câmara Municipal de Valongo, tendo para tal disponível a intermediação de videochamada com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, sem depender de terceiros para comunicar.
O Serviço de Vídeo- interpretação em Língua Gestual Portuguesa está disponível de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h30; pode ser utilizado em atendimento telefónico, no qual a pessoa surda efetua diretamente uma vídeo-chamada gratuita para o número 12472 (ou via portal do surdo); ou em atendimento presencial nos balcões de atendimento, onde está disponível, um telemóvel que permite fazer a vídeo chamada, assumindo o colaborador da autarquia a função de mediador entre a pessoa surda e o SERVIIN.
Ainda no âmbito projeto «Acessibilidade em Língua Gestual Portuguesa na AMP», a comunidade surda terá também acesso a informação específica do município, através da disponibilização de conteúdos e vídeos em Língua Gestual Portuguesa, na página do Portal do Cidadão Surdo.