Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo 4.0

No Município de Valongo, a participação cidadã tem sido um tema amplamente discutido e aplicado, destacando-se iniciativas como o Orçamento Participativo Jovem (OPJV), a Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) e o Orçamento Participativo “Eu Conto!”. Reconhecendo a importância decisiva do envolvimento das crianças e jovens na participação cívica, este Processo Participativo terá uma vertente específica direcionada para estes nossos queridos concidadãos e principais interessados na melhoria do seu território: “VALONGO 4.0 – O FUTURO CONSTRUÍDO PELAS CRIANÇAS E JOVENS DE VALONGO” (V4.0).

Com o V4.0 pretende-se, de modo inovador conhecer os territórios que habitam as crianças e jovens, e promover processos de experimentação concreta - em espaço público – de ideias e propostas para a sua melhoria, num amplo diálogo multigeracional. No decurso do processo procurar-se-á desenvolver o espírito crítico de crianças e jovens para os desafios do planeamento e ordenamento, fomentar desde cedo práticas de participação cívica, e apelar à sua criatividade e capacidade de inovação. No final, serão sistematizados os contributos recolhidos de modo a que – desde que adequados aos objetivos, pressupostos e condicionantes legais do instrumento de gestão territorial - possam ser incorporados no Plano Diretor Municipal.

O V4.0 terá uma dinâmica direcionada a crianças do pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo (Grupo A), e outra para o 3º ciclo e secundário (Grupo B). A sua concretização teve início com reuniões envolvendo as Direções dos Agrupamentos de Escolas e Associações de Pais do Concelho.

Para os mais novos - crianças do Grupo A - será distribuído um Caderno de Desafios, onde todos serão convidados a mapear os seus “espaços de brincar” nas Freguesias, e, em diálogo com pais, avós, professores e amigos, identificar os aspetos positivos e negativos que os caracterizam e sugerir propostas para o seu melhoramento. O Caderno de desafios será preenchido pelas crianças num processo com quatro passos: Observar, Perguntar, Inventar e Partilhar. Em cada passo, os contributos das crianças serão recolhidos digitalmente (fotografias, ou vídeos do Caderno, de desenhos ou de maquetes produzidas). No final será organizada uma exposição coletiva do trabalho criativo de todos, e a execução – pelo Município – de ações experimentais, baseadas nas propostas recolhidas, em alguns dos “espaços de brincar” das Freguesias.

Para os mais velhos - adolescentes e jovens do Grupo B - será distribuído por cada uma das escolas do Município, um Mapa da Freguesia, onde serão identificados, pelos próprios, os seus espaços de encontro e interação social. Posteriormente, os adolescentes e jovens serão convocados para um grande evento virtual – um “Hackathon” – onde, com o apoio de mediadores se organizarão grupos de trabalho para a elaboração de protótipos de ações experimentais para melhoria dos espaços identificados. Posteriormente, algumas dessas ações serão concretizadas pelo Município nesses mesmos espaços.

Com este amplo Processo Participativo, o Município de Valongo pretende não só recolher de modo inovador os contributos dos cidadãos para a elaboração do seu PDM, mas também promover uma ampla dinâmica intergeracional de reflexão sobre o seu território e consolidação de práticas de intervenção cidadã cujo alcance e ganho para a vida cívica do Concelho perdurará para além da própria elaboração do instrumento de gestão territorial.