Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

BIOtecas

Sequence 01_1 (1)

BIOteca

Biodiversidade + biblioteca

 

Projeto de caráter público encetado e dinamizado pelas Bibliotecas Municipais de Valongo que, numa ação conjunta com a Public Libraries 2030, intitulada Citizens Engagement for Biodivercities, têm vindo a desenvolver esforços e a promover um conjunto de iniciativas com o objetivo de preservar o meio ambiente, sensibilizar e alertar para a importância da conservação da biodiversidade do concelho de Valongo, para além de reforçar o trabalho realizado no âmbito da promoção do livro e da leitura.

BIOteca: O que é?

Estrutura em madeira com dupla função: ser um pequeno repositório de livros à disposição do/a cidadão/ã na modalidade de troca e/ou oferta e ter um telhado verde ou floreiras munidas de espécies vegetativas que ajudem à polinização das plantas através das abelhas, borboletas, bem como outros insetos voadores que contribuem para a sobrevivência de todo um ecossistema.

Dinâmica do projeto

A dinâmica de utilização é simples: ao levar um livro pede-se que a/o cidadã/ão deixe outro. Caso não seja possível, que volte a colocar o livro após a sua utilização.
O/a cidadão/ã só tem que se preocupar em procurar o banco de jardim mais próximo para se sentar e ler um livro!

Localização das BIOtecas

Nos jardins, parques e largos do concelho de Valongo. O concelho de Valongo tem vindo a desenvolver locais de lazer com um bom conforto bioclimático, de fácil acesso e generalizado, os quais conferem caraterísticas muito próprias para a dinamização do projeto BIOtecas.

Espécies vegetativas

São utilizadas espécies melíferas de pequena dimensão, devido ao tamanho das floreiras, como o alecrim rastejante, urze, lavanda, tomilhos, orégãos e outras aromáticas.

Galeria de imagens