Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Exposição 'A Dimensão Humana' de Nadir Afonso

Eventos
03 Set a 28 Nov 2021
Adicionar a calendário 2021-09-03 01:00:00 2021-11-28 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição "A Dimensão Humana" de Nadir Afonso Fórum Cultural de Ermesinde

As comemorações do 20.º aniversário do Fórum Cultural de Ermesinde têm sido assinaladas com diversas iniciativas e a próxima é a apresentação da Exposição "A Dimensão Humana" do conceituado artista Nadir Afonso.

A DIMENSÃO HUMANA - Exposição de Nadir Afonso estará patente, entre os dias 3 de setembro e 28 de novembro de 2021, na Galeria Museológica do Fórum Cultural de Ermesinde.

Esta mostra dá a conhecer uma das facetas menos conhecidas da obra de Nadir Afonso: a representação ou sugestão da figura humana. Tema que, ao longo da História do homem, os artistas se interessaram pela representação do corpo humano na arte e na pintura.
Nadir Afonso também atraído pela beleza dos corpos, pela volúpia e sensualidade apresenta-nos uma série de telas onde predomina sobretudo a figura da mulher: deixemo-nos seduzir pelo traço sui generis de Nadir Afonso.

A exposição compreende um conjunto significativo de telas sobretudo do período organicista e antropomórfico. Este período é caracterizado sobretudo pela introdução da figura humana, onde a evocação explícita da figura feminina é nítida como, por exemplo, em Banhistas, A Cidade Longínqua, ou um misto de figura e cidade. À superfície da tela, irrompe uma interligação e interpenetração de elementos que sugerem a cidade, numa simbiose de figuras humanas, sobretudo corpos femininos: Valquírias, Carnavalescas, Estátuas Móveis, Electra et Oreste.

O processo artístico de Nadir Afonso é sustentado pela reflexão e análise teórico-filosófica, de formulação própria e o consequente trabalho prático como fio condutor de uma metodologia que o acompanhou ao longo da vida. O artista defende uma estética racional que pressupõe a relação das leis matemáticas, leis universais que existem na Natureza, indispensáveis para alcançar a exatidão matemática, distingue os atributos qualitativos associados à função dos objetos que se alteram no espaço e no tempo dos atributos quantitativos da forma e que geram na sua morfometria a obra de arte. A relação existente entre objeto representado ou tema da composição, com a estrutura matemática da obra de arte (morfometria) essa, sim, é de natureza geométrica geradora da obra de arte.

Local:
Fórum Cultural de Ermesinde