- Início
- Descobrir
- Marcas de Valongo
- Bugios e Mourisqueiros
Bugios e Mourisqueiros
Todos os anos, a 24 de junho, Bugios e Mourisqueiros dão vida a uma curiosa e invulgar lenda que tem no seu cerne uma disputa pela posse de uma imagem de S. João. Trata-se da festa sanjoanina da Bugiada e Mouriscada, ainda com origens por esclarecer, e que ocorre na vila de Sobrado. Conhecem-se registos escritos associados com esta tradição com mais de século e meio.
É uma manifestação cultural tradicional e autêntica, sem paralelo a nível mundial, cada vez mais fortalecida, mais dinâmica, mais viva, dada a dedicação entusiástica da comunidade sobradense que se une intensa e apaixonadamente em torno da festividade e da devoção ao Santo. No dia de S. João, em Sobrado, acontecem rituais, encenações e muitas danças. Há cor, brilho e exuberância, há música e alegria. Há, também, emoção, “lágrimas” e conflito, este miraculosamente resolvido pela interceção do Santo, através da Serpe.
Em 1997, a Bugiada e Mouriscada de S. João de Sobrado foi considerada como Fenómeno de Interesse Cultural Concelhio. Posteriormente, por deliberação camarária de 17 de maio de 2012, teve reconhecimento oficial como Património Imaterial de Interesse Municipal. A 27 de junho do mesmo ano, este reconhecimento municipal foi reforçado pela Assembleia Municipal de Valongo que se associou, assim, a esta distinção. Integra a Rede da Máscara Ibérica e tem a decorrer, na Direção-Geral do Património Cultural, o processo de Pedido de Registo no Inventário Nacional do Património Cultural.
Atendendo à sua importância e ao seu incontornável valor cultural, a 19 de junho de 2014 foi inaugurado o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada (CDBM), enquanto espaço temático e interpretativo das singulares Festas de S. João de Sobrado. Este Centro tem como missão contribuir para o estudo, valorização e divulgação desta que é uma das maiores e mais genuínas manifestações culturais do país, cooperando, inclusive, para a sua salvaguarda.