Exposição de Presépios
O Edifício do Turismo, Museu e Arquivo Municipal de Valongo acolhe, até 8 de janeiro, a tradicional Exposição/Venda de Presépios. Este ano, poder-se-ão admirar cerca de 340 presépios nos mais variados materiais, cores e formatos, da colecionadora Alice Queiróz, educadora de infância, residente em Valongo. A mostra inclui Presépios oriundos de diferentes regiões de Portugal e de diversos países (República Checa, Brasil, Angola, República Dominicana, México, Perú, etc.) e também trabalhos de crianças dinamizados por Alice Queiróz, “sem impor a parte religiosa, mas procurando antes a valorização da família”.
Como complemento, será possível proceder à aquisição de exemplares originais saídos da lavra de artesãos concelhios: Ana Amélia Coelho, Andreia Rocha, Augusta Barbosa, Avozinhas Prendadas, Carina Nunes, Francisca Araújo, Gaivina, Idalina Cunha, Inês Sousa, Joaquim Carvalho, Lurdes Amorim, Luz Couto, Maria do Carmo Mendes, Maria João Gonçalves, Maria Vilaça e Sofia Meireles. Estão também patentes trabalhos de alunos da Escola Básica Vallis Longus, realizados no âmbito da disciplina Artes da Ardósia, da Unidade de Deficiência Centro Social e Paroquial de Alfena e dos alunos da Academia Sénior, resultado da disciplina de Artes Decorativas e Expressões Artísticas (Pintura).
"Esta iniciativa tem vindo a crescer de ano e para ano e a dar visibilidade a este edifício muito bonito", salientou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. O autarca que marcou presença na abertura da Exposição ao público frisou ainda que "a cultura é um poderoso veículo de promoção do território".
A Exposição de Presépios pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Museu sito na Rua de S. Mamede, de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos domingos (29 de novembro, 6, 13, e 20 de dezembro de 2015), entre as 15h00 e as 18h00. Serão realizadas visitas guiadas, sob marcação, através dos seguintes números 222 426 490 e 911 034 687.
Aos domingos, serão realizados apontamentos de trabalho ao vivo pelos artesãos do Concelho.