I Bienal de Saúde de Valongo
Aceitando o desafio da Organização Mundial de Saúde para refletirmos sobre Saúde e a Economia de Bem-Estar, a Câmara Municipal de Valongo promove a I Bienal de Saúde de Valongo, nos dias 4 e 5 de abril, no Fórum Cultural de Ermesinde.
Para as conferências e oficinas procuramos temáticas e palestrantes que nos trazem olhares atuais e interdisciplinares, centrados no concreto da vida dos indivíduos e da comunidade. Nesta 1ª edição atualizaremos o conceito de Saúde, integrando as múltiplas dimensões da pessoa; olharemos para as cidades e procuraremos o que as pode tornar espaços saudáveis, nas suas diferentes funções de lugar de vida.
"Com este evento queremos criar um espaço de cultura científica de excelência, onde toda a comunidade encontre conhecimento que compreende, promovendo a equidade no acesso à informação e a literacia, dois pilares da estratégia municipal de saúde", salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.
A I Bienal de Saúde de Valongo decorre em período de celebração dos 50 anos do 25 de abril. Em alinhamento com políticas municipais de promoção da cidadania participativa, em particular junto dos mais jovens, teremos nesta Bienal um espaço de expressão para a população do município com idades entre os 15 e os 29 anos (inclusive). Inspirado no Speakers’ Corner londrino, a “Voz dos Jovens” vai estar espalhada pelo Fórum de Ermesinde, dando ao público da Bienal a possibilidade de conhecer opiniões, projetos, inquietações ou propostas apresentadas por jovens.