'Valongo, Cidade Utópica'
Ecotopia é uma instalação que apresenta as visões sustentáveis de especialistas de renome em áreas como a ciência, a antropologia, a filosofia, os estudos políticos, o design e a arquitetura e que proporciona uma experiência tridimensional e multisensorial através da visão, da audição e do tato.
As obras expostas oferecem uma interpretação das visões desses especialistas de como poderá ser uma Ecotopia. A organização e curadoria das obras teve em conta temas recorrentes como comunidade, processo, energias renováveis, pensamento utópico, localização e a ideia de que fazemos parte da terra.
A instalação inspira-se no romance Ecotopia (1975), onde Ernest Callenbach nos incita a uma nova forma de pensarmos o mundo, colocando a sustentabilidade e preservação do planeta no centro dos nossos valores e das nossas ações para assim imaginarmos uma vida nova, longe do consumo e crescimento desenfreados. Como escreveu Callenbach em Ecotopia, "O mais importante é a ânsia de se viver em equilíbrio com a natureza, pisar levemente a terra, tratá-la como a uma mãe. Não deverá por isso surpreender que essa moralidade veja como suspeita a maioria dos processos industriais, horários de trabalho e produtos".
Ecotopia recria a instalação homónima que integrou o programa do London Design Festival (17-25 set.2016) em sintonia com o tema inaugural do London Design Biennale, “Utopia By Design”, no âmbito das comemorações dos 500 anos da publicação de Utopia, de Thomas More.
Foi criado um catálogo em complemento à instalação contendo um curto ensaio assinado pelos membros da equipe da Ecotopia, as questões que colocaram aos especialistas, todas as respostas recebidas e ainda algumas ilustrações. A instalação é reforçada por um site (www.ecotopia2016.org) e por páginas de redes sociais (Facebook; Twitter (@Ecotopia2016); Instagram (www.instagram.com/ecotopialdn2016).