- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Valongo em Agenda
Valongo em Agenda
A Agenda Cultural para 2024 é o resultado de uma forte aposta política de apoio e divulgação de conteúdos culturais diversificados, que vão da leitura, ao debate de ideias, ao teatro, à música, às artes plásticas, às tradições, identidade e património, bem como a outras formas de expressão artística e cultural.
Em Valongo, a cultura e a promoção do conhecimento, designadamente através da leitura, está no centro das nossas prioridades, porque acreditamos que a melhor forma de valorizar o concelho é investir nas pessoas.
A arte, a cultura e a leitura funcionam como elevador social, dado que promovem a igualdade, semeiam criatividade, estimulam o espírito crítico e permitem-nos ultrapassar barreiras na forma de conceber o mundo.
Além disso, entendo que a cultura é, também, o cimento social que congrega diferentes grupos da comunidade e diferentes gerações. É um instrumento vital para consolidar e aperfeiçoar os nossos valores comuns e qualificar a nossa memória coletiva, permitindo construir e estruturar a comunidade através de um sentimento de pertença e de respeito pela história e tradições, enquanto património coletivo.
Nesse sentido, a Agenda Cultural de 2024 associa a promoção consistente e constante das marcas identitárias territoriais do Concelho às mais recentes tendências do exterior, trazendo a Valongo grandes nomes do panorama artístico-cultural contemporâneo.
A programação direciona-se para diferentes públicos. Para além da divulgação de valores e atores locais, pontuam poetas, pintores, escritores, intelectuais, performers, académicos, entre outros, que chegam de fora para enriquecer a paisagem social e humana de Valongo, destacando-se marcas de contínuo sucesso, como o “Festival de Literatura Infantojuvenil – Onomatopeia”, o “Ler Não Custa Nada”, o “MANIFESTUM, a Arte de Dizer”, a “Mostra de Teatro Amador”; o “LOL! Festival de Rir”, a “Feira da Regueifa e do Biscoito”, o “Entrelinhas- Festa do Ferroviário”; a “Festa do Brinquedo Tradicional” ou os “Sons na Fábrica” a que se juntam novos projetos, como o “Sons na Praça”, que irão fomentar a vida e o convívio em praças do concelho, com a divulgação de artistas locais emergentes.
Destacamos, ainda, que iniciam este ano as comemorações dos “50 Anos da Democracia Local”, que decorrerão até 2025, como reconhecimento da importância central do Poder Local Democrático como grande conquista do 25 de Abril de 1974, e por forma a assinalar os 50 anos da constituição das Comissões Administrativas, entidades nomeadas mas com representação plural, que garantiram a existência de governos locais municipais até às primeiras eleições autárquicas livres e democráticas para as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia em 1976.
A programação que consta nesta Agenda não esgota, porém, a oferta cultural que a autarquia irá promover em 2024. Todos os trimestres será atualizada com mais espetáculos, ciclos, exposições, mostras e eventos.
A cultura em Valongo é uma realidade viva, em constante movimento. O ano de 2024 será um espelho disto mesmo.
José Manuel Ribeiro
Presidente da Câmara Municipal de Valongo
-
Sons na Praça 2024 - Programação integrada na Agenda Cultural de julho/setembro
-
Valongo em Agenda - Programação Cultural - julho/setembro_2024
-
Valongo em Agenda - Programação Cultural - abril/junho_2024
-
Valongo em Agenda - Programação Cultural - janeiro/março_2024
-
Valongo em Destaque - Aqui há Cultura - 2024