Conselho das Crianças de Valongo
Conteúdo atualizado em5 de janeiro de 2026às 11:33
![]()
La Città dei Bambini (A Cidade das Crianças) é um projeto internacional que promove a autonomia, o direito de brincar e a participação das crianças na vida da comunidade, e que se baseia na ideia que o psicopedagogo italiano Francesco Tonucci defende há muitos anos: «Uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos».
Em 2021, o Município de Valongo tornou-se o primeiro município português a aderir a esta rede internacional, que inspira as cidades a estarem mais atentas às necessidades, sonhos e visões das crianças. Na sequência desta adesão, em 2022, foi criado o “Conselho das Crianças de Valongo”, que concretiza o eixo da participação. O Conselho das Crianças permite olhar para as cidades com os olhos das crianças, compreender os seus sonhos e valorizar a forma simples e sábia como imaginam uma cidade melhor. Constitui, assim, um espaço de diálogo, criação e transformação, criatividade, respeito e colaboração mútua.
O Conselho é composto por 24 crianças, com idades entre os 7 e os 9 anos, selecionadas por sorteio, representando todas as freguesias do concelho. Estas crianças reúnem-se quinzenalmente, partilhando ideias e conselhos sobre temas que consideram relevantes para o território. As sessões decorrem num ambiente participativo e dinâmico, envolvendo jogos, trabalhos de grupo e momentos de reflexão, através dos quais identificam desafios e elaboram propostas de melhoria. As propostas resultantes deste processo são apresentadas pelos Conselheiros ao Presidente da Câmara Municipal, sendo sempre analisadas e discutidas quanto à sua viabilidade e possiblidades de implementação.
Ao dar voz às crianças, Valongo constrói não apenas uma cidade mais acolhedora para a infância, mas também uma comunidade mais participativa, solidária e humana, onde cada criança tem o direito de imaginar e ajudar a construir o seu futuro, tonando-o mais adequado a todos os cidadãos.
Conselho das Crianças de Valongo iniciou funções
Conselho das Crianças tomou posse para segundo mandato
Conselho das Crianças termina 2.º mandato com apresentação de seis propostas originais
Conselho das Crianças de Valongo iniciou novo mandato