- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Manifesto da Brincadeira do Conselho das Crianças de Valongo elaborado no âmbito do Festival Onomatopeia
Manifesto da Brincadeira do Conselho das Crianças de Valongo elaborado no âmbito do Festival Onomatopeia
No âmbito do Festival Onomatopeia, no passado dia 11 de maio, as crianças que integram o Conselho das Crianças de Valongo elaboraram o Manifesto da Brincadeira.
O Festival Onomatopeia celebra a literatura infantil com uma série de eventos, incluindo apresentações de livros infantojuvenis, oficinas temáticas, workshops, palestras relacionadas com a importância da leitura e do livro infantil.
Este ano, durante a atividade conduzida pela escritora Lúcia Vicente, as crianças do Conselho das Crianças de Valongo puderam refletir e discutir sobre a importância do brincar, compartilhar as suas experiências e as suas reivindicações em relação ao tempo e ao espaço para brincar.
O Manifesto sublinha que brincar é sinónimo de liberdade, felicidade, amizade, criação, animação, convívio, imaginação e aprendizagem e reflete o desejo de as crianças poderem ter mais tempo para brincar, acesso igualitário aos brinquedos, mais paciência e simpatia e um ambiente escolar que respeite e valorize o tempo de brincar.
Este Manifesto da Brincadeira representa, assim, um passo significativo na promoção dos direitos das crianças e reforça o compromisso do município com o bem-estar infantil. A atividade de escrita criativa e o subsequente Manifesto são um exemplo inspirador de como as crianças podem ser agentes ativos na defesa dos seus próprios direitos, promovendo a cidadania ativa desde a infância.