Ação de Formação para Pessoal Docente das Escolas do Concelho sobre Igualdade de Género
Conteúdo atualizado em6 de fevereiro de 2023às 12:00
![]()
No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação – Valorizar@Igualdade, foi realizada uma ação de Formação para Pessoal Docente das Escolas do Concelho sobre Igualdade de Género.
Sendo o Plano Municipal para a Igualdade um documento orientador da política local que visa garantir a igualdade entre mulheres e homens em todas as esferas da vida profissional, familiar e social, bem como a inclusão e participação de todos os cidadãos e cidadãs nos diferentes domínios da sociedade local é imprescindível que resulte também num trabalho participado, visível e promotor de mudança ao nível da comunidade.
A educação assume um papel fundamental nesta área já que é, naturalmente, um motor de mudança de mentalidades e comportamentos para a obtenção de uma sociedade mais justa, equitativa e sem estereótipos.
Nesse sentido, até 2025, o Município de Valongo vai levar a cabo um conjunto de Ações de Formação sobre Igualdade de Género direcionado para Pessoal Docente e Não Docente, pois devido à proximidade que estes grupos profissionais mantêm com as crianças e jovens é fundamental que tenham conhecimentos e adquiram competências nesta área para identificação de situações críticas e sensibilização dos/as discentes para a temática.
A sessão foi dinamizada pela Associação Plano i e decorreu na Sala Multiusos do Fórum Cultural de Ermesinde, no passado dia 30 de novembro.