Curso de Formação Aplicada Direitos da Criança e Responsabilidades Parentais
Conteúdo atualizado em6 de fevereiro de 2025às 11:57
![]()
Com o intuito de apostar na capacitação dos/as Técnicos/as com intervenção social do Concelho de Valongo, o Município de Valongo promoveu o Curso de Formação Aplicada Direitos da Criança e Responsabilidades Parentais - FADCRP – ministrado pela Universidade Portucalense.
O Curso de Formação, com um total de 39 horas, em modelo híbrido (presencial e à distância) abrangeu um total de 25 participantes (Técnicas com intervenção no Município de Valongo) pertencentes a 10 entidades do Concelho de Valongo, cuja seleção teve como pressupostos a heterogeneidade do grupo das Formandas, quer pela área de formação, quer pela área de intervenção e, com especial enfoque na intervenção de proximidade, como é o exemplo das Técnicas afetas ao SAAS de Valongo – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Valongo (14 Técnicas).
Os principais objetivos da formação foram, entre outros, contribuir para a elevação e atualização dos conhecimentos no âmbito das crianças e jovens e na promoção dos seus direitos por profissionais que intervêm diretamente ou indiretamente com este grupo, proporcionar uma formação especializada nas matérias relacionadas com a proteção das crianças e dos jovens e a promoção dos seus direitos e Aquisição de conhecimentos sólidos do regime legal aplicável às crianças, enquanto vítimas e agentes do crime.