Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Rui Vinhas homenageado com Medalha de Valor Desportivo

Notícias
Rui Vinhas homenageado com Medalha de Valor Desportivo
12 Setembro 2016

O ciclista Rui Vinhas foi condecorado com a Medalha de Valor Desportivo da Câmara Municipal de Valongo pela conquista do primeiro lugar na 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Na cerimónia pública que teve lugar no dia 10 de setembro, na Casa das Artes de Sobrado, foi também homenageada a equipa W52 - FC Porto - Porto Canal, que venceu esta edição da Volta por equipas, e o seu diretor desportivo, Nuno Ribeiro.
Rui Vinhas agradeceu o apoio e a receção que teve em Sobrado. "Esta vitória não é só minha. É da equipa e de todos os sobradenses que me estiveram sempre a apoiar e me deram bastante carinho", disse, agradecendo também a homenagem do Município.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, frisou que este importante reconhecimento do Município foi aprovado por unanimidade e elogiou a força de Rui Vinhas. "É destes exemplos que precisamos", afirmou, referindo que Rui Vinhas tem agora a responsabilidade de um vencedor e de ser um referencial para as crianças e jovens da comunidade que precisam de bons exemplos.
O Presidente da Junta de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, agradeceu e elogiou a prestação de Rui Vinhas e da Equipa, considerando que foram 11 milhões a querer que fosse um português a vencer a Volta a Portugal.
"Rui Vinhas fica na história do ciclismo para sempre", salientou o Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, que elogiou a coragem e o carácter de Rui Vinhas por ter defendido a Camisola Amarela até ao fim.
A atribuição da Medalha de Valor Desportivo visa o reconhecimento do trabalho e do inegável mérito desportivo do atleta Rui Vinhas. Este ciclista de 29 anos é o quarto sobradense a vencer a Volta a Portugal em Bicicleta o que constituiu um feito único em Portugal e motivo de orgulho para a Freguesia de Sobrado e para o Concelho de Valongo.
Rui Pedro Carvalho Vinhas nasceu em 6 de dezembro de 1986. Natural da freguesia de Sobrado, Concelho de Valongo, representa neste momento a equipa W52 - FC Porto - Porto Canal. Rui Vinhas destacou-se no ciclismo de formação e enquanto ciclista profissional com relevantes desempenhos desportivos participando, durante estes anos, em importantes provas nacionais e internacionais. Iniciou-se no ciclismo com 12 anos na equipa ADRAP de Penafiel. Na época desportiva 2004/2005 ingressou na CASATIVA, criada pela União Ciclista de Sobrado, seguindo-se depois a equipa Paredes Rota dos Moveis. Em 2010, venceu a prova ALUVIA-Valongo, na categoria Sub 23 e em 2011 ingressou na LA ANTARTE como ciclista profissional. Nos anos de 2012 a 2014 fez parte da equipa do Louletano. No ano de 2015 venceu o Grande Prémio do Dão e em 2016 venceu o circuito Ribeiro da Silva, disputado em Lordelo, ambos como ciclista da equipa W52.
Contudo, foi a conquista da 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta 2016, ocorrida no passado mês de agosto, a principal prova do calendário velocipédico nacional, que há já cinco anos não era ganha por um atleta luso, prova em que estão presentes as melhores equipas portuguesas da modalidade, assim como algumas das grandes equipas do ciclismo internacional, que representou um marco importante para o desporto no Concelho de Valongo, engrandecendo em muito a imagem de Sobrado e do Município a nível nacional.

Clique aqui para ver as fotografias da cerimónia.