Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Inaugurado Centro de Escalada de Valongo

Notícias
Inaugurado Centro de Escalada de Valongo
14 Março 2021

Está concluído mais um equipamento especificamente dedicado à prática do desporto ao ar livre, em contacto com a natureza. O Centro de Escalada de Valongo já é uma realidade e poderá ser livremente utilizado logo que sejam levantadas as restrições impostas pela pandemia. Esta nova infraestrutura inserida no Parque das Serras do Porto é composta por 3 maciços rochosos naturais, designadamente, Fraga do Castelo, Fraga do Teto e Fraga Lisa, com cerca de 40 vias de acesso, permitindo a prática de escalada a principiantes e atletas mais experientes, com diferentes graus de dificuldade.
Localizado nas Serras de Valongo a 15 minutos do Porto, o Centro de Escalada de Valongo é um equipamento desportivo para a prática da Escalada em Ambiente Natural, que oferece desafios e condições únicas aos praticantes. O equipamento foi desenvolvido em parceria com o Alto Relevo – Clube de Montanhismo, que assegurou a qualidade técnica do equipamento. Este Centro tem como objetivo incentivar a prática regular da Escalada, promover o Parque das Serras do Porto, proporcionar o contacto com a natureza e disfrutar das magníficas paisagens que a nossas Serras de Valongo proporcionam.
O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Diretor Regional Norte do IPDJ, Vítor Dias, descerraram a placa do ato inaugural que realizou no dia de 13 de março, de forma singela, de modo a respeitar as regras da saúde pública em vigor.
“Estamos a ativar o território. Esta nova infraestrutura vem completar um ciclo de investimento de aproximadamente 750.000€ nas nossas serras. O Centro de Escalada junta-se ao Circuito de Percursos Equestres, ao Centro de BTT, ao Centro de Trail Running e ao Circuito de Contemplação de Valongo, representando uma poderosa mais-valia para a dinamização do Parque das Serras do Porto e de toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como a Capital do Desporto Outdoor”, salienta José Manuel Ribeiro, referindo que este investimento vai ter continuidade com a melhoria das infraestruturas já existentes e com novos projetos de fruição das serras, tais como a Escadaria Cuca Macuca, que em breve também vai nascer na Serra de Santa Justa.