“O Mar Começa Aqui” na Escola de Sampaio, em Ermesinde

“O Mar Começa Aqui” na Escola de Sampaio, em Ermesinde
24 Maio 2021

A apresentação final da atividade “O Mar Começa Aqui” realizou-se hoje na Escola E.B.1/JI de Sampaio, em Ermesinde. A aluna Maria Leonor foi a vencedora do concurso (desenho), tendo a escola pintado uma sarjeta no interior e outra no exterior da escola.
Assistiram a este simbólico e importante momento realizado no âmbito do Projeto Eco-Escolas do ano letivo de 2020/21, o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Vereador da Educação, Orlando Rodrigues, e o Presidente da Junta de Ermesinde, João Morgado, dirigentes do agrupamento, professores e coordenadores do projeto Eco-escolas e os alunos e alunas participantes.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável. Além dos três temas base – água, resíduos e energia, este ano as escolas deverão trabalhar o tema “Comunidades Sustentáveis”.
O programa assenta em 7 passos, incluindo constituição de um Conselho Eco-Escola, realização de auditoria ambiental, definição de um plano de ação, monitorização e avaliação, trabalho curricular interdisciplinar, envolvimento com a comunidade local e redação do Eco-Código.
É um projeto dinâmico e de reconhecido interesse para a formação cívica e ecológica das crianças e jovens, com elevada participação nacional, sendo também prestigiante para os municípios terem escolas inscritas.