Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

“O Mar Começa Aqui” na Escola de Sampaio, em Ermesinde

Notícias
“O Mar Começa Aqui” na Escola de Sampaio, em Ermesinde
img_9984
img_9974
img_9972
img_9965
img_9961
img_9986
img_9954
img_9942
24 Maio 2021

A apresentação final da atividade “O Mar Começa Aqui” realizou-se hoje na Escola E.B.1/JI de Sampaio, em Ermesinde. A aluna Maria Leonor foi a vencedora do concurso (desenho), tendo a escola pintado uma sarjeta no interior e outra no exterior da escola.
Assistiram a este simbólico e importante momento realizado no âmbito do Projeto Eco-Escolas do ano letivo de 2020/21, o Presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, o Vereador da Educação, Orlando Rodrigues, e o Presidente da Junta de Ermesinde, João Morgado, dirigentes do agrupamento, professores e coordenadores do projeto Eco-escolas e os alunos e alunas participantes.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Pretende encorajar ações e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental/para o desenvolvimento sustentável. Além dos três temas base – água, resíduos e energia, este ano as escolas deverão trabalhar o tema “Comunidades Sustentáveis”.
O programa assenta em 7 passos, incluindo constituição de um Conselho Eco-Escola, realização de auditoria ambiental, definição de um plano de ação, monitorização e avaliação, trabalho curricular interdisciplinar, envolvimento com a comunidade local e redação do Eco-Código.
É um projeto dinâmico e de reconhecido interesse para a formação cívica e ecológica das crianças e jovens, com elevada participação nacional, sendo também prestigiante para os municípios terem escolas inscritas.