Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

Valongo nomeado em duas categorias para os prémios Municípios do Ano 2021

Notícias
29 Outubro 2021

O Município de Valongo está nomeado em duas categorias para os prémios Municípios do Ano Portugal 2021, promovido pela Universidade do Minho através da plataforma UM-Cidades, tendo como como principal objetivo “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”.

Na categoria Área Metropolitana do Porto, está nomeado o projeto SEDL - Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local. Na categoria Intermunicipal, está a concurso o projeto VOAHR Municípios (Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência), que além de Valongo integra os municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa Varzim, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

A Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) é um evento pan-europeu que decorre por volta do dia 15 de outubro, como um tributo à Carta Europeia da Autonomia Local. A Câmara Municipal de Valongo participa ativamente na SEDL, desde 2014, com o objetivo de estimular a cidadania e a democracia participativa. Este evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas, tais como conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições. A participação na SEDL é gratuita e aberta ao público em geral.

O Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência Municípios (VOAHR Municípios) é uma IIES – Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – financiada pela iniciativa Portugal Inovação Social e promovida pela Associação Pista Mágica e nasce da necessidade de dinamizar o voluntariado a nível local, envolvendo todo o tipo de agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas). Com início em outubro de 2018 e término em dezembro de 2021, a iniciativa intermunicipal conta com o peso do investimento social de 14 municípios da AMP.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios do “Concurso Municípios do Ano 2021” terá lugar, na cidade do Funchal, no dia 2 de dezembro de 2021.

Lista de Nomeados - 2021