- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Ano letivo 2024-2025 oficialmente aberto com conferência sobre “Cidades e escolas para crianças: a importância do brincar e do movimento”
Ano letivo 2024-2025 oficialmente aberto com conferência sobre “Cidades e escolas para crianças: a importância do brincar e do movimento”
O Município de Valongo assinalou a abertura do Ano Escolar 2024-2025 com uma sessão de reflexão dedicada à importância do brincar livremente como atividade essencial para o desenvolvimento da criança e de que forma as cidades e as escolas são fundamentais para ajudar a fomentar a autonomia e mobilidade das crianças.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Valongo, Ana Maria Rodrigues, abriu a sessão e deixou uma mensagem de agradecimento à comunidade educativa pelo trabalho excecional que tem sido feito nas escolas e reforçou o compromisso do atual executivo no investimento na educação e do plano de ação educativo.
Entre os convidados desta conferência esteve Frederico Lopes, investigador, professor universitário e consultor no âmbito do brincar, no âmbito da sua apresentação “Brincar e desenvolvimento da criança: virar o mundo de pernas para o ar” destacou a importância do brincar livre como atividade essencial para o desenvolvimento da criança. É no simples brincar que as crianças exploram o mundo ao seu redor, aprendem a resolver problemas, exercitam a criatividade e desenvolvem a sua autonomia. O professor enfatiza que o brincar deve ser desestruturado, permitindo que as crianças tomem suas próprias decisões e experimentem diferentes papéis e cenários. Esse tipo de brincadeira favorece a interação social, o desenvolvimento físico, afetivo, cognitivo e emocional das crianças e é fundamental para o seu bem-estar.
Carlos Mota, professor Universitário na Universidade de Aveiro, destacou o trabalho do Município de Valongo no que respeita à participação das crianças e o que elas nos têm vindo a ensinar. Destacou a importância dos projetos “Conselho das Crianças” e do “À procura do Meu Lugar”, como ferramentas importantes na transformação da nossa cidade para Espaços Públicos mais Acessíveis, que permitam o brincar livremente em praças e parques; que permitam que o trajeto casa – escola seja seguro e divertido fundamental para que as crianças e as famílias se sintam confortáveis em explorar.
Jorge Gorito, em representação da Mobilidade e Planeamento do Território, Lda. deu a conhecer o Plano de Mobilidade Escolar, tendo sido possível perceber de que forma o mesmo foi pensado e preparado, tendo resultado num documento estratégico com a missão de promover uma maior cultura de mobilidade sustentável e ativa, trabalhando para a adequação das deslocações dos estudantes e da restante comunidade educativa, com especial predominância nos modos de deslocação de andar a pé, de bicicleta e em transporte público.
Paulo Esteves Ferreira, Vereador da Mobilidade, também esteve presente e realçou a importância deste instrumento estratégico no planeamento de territórios e lugares, onde todas as crianças e jovens, sem exceção, tenham possibilidade de caminhar, utilizar a bicicleta ou o transporte público, com conforto e segurança, durante parte ou a totalidade da sua jornada escolar diária.
Adiantou, que este ano letivo estão previstas algumas ações como: definir caminhos escolares baseados em redes de mobilidade suave, continuas, seguras e confortáveis; melhorar a sinalização nas zonas escolares e implementar medidas de acalmia do trafego para controlo de velocidade nas imediações das escolas, proteger áreas de acesso às escolas através da implementação de ruas escolares e ainda a implementação de projetos piloto para tomada/largada de alunos em articulação com as ruas escolares.
Campanhas de sensibilização como: “Condução Sénior e Peão Sénior”, “Escola-Bike ou Bikebus”, “Escola de Acessibilidade” ou “Estacionamento Abusivo” servirão de “motor de arranque” para uma mudança de mentalidades, abrangendo todas as faixas etárias, sendo privilegiadas a comunidade escolar.
Após o debate, realizou-se a sessão de encerramento a cargo do vereador da Educação e Juventude, Orlando Rodrigues, que referiu a importância que o Município de Valongo dá a estes temas, que devem ser trazidos para a ordem do dia, e que terminou desejando a todos e todas um excelente ano letivo.