-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Concluída empreitada do Parque Vale do Leça em Alfena
Concluída empreitada do Parque Vale do Leça em Alfena









O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Miguel Caetano, acompanharam a receção da empreitada global da segunda fase do Parque Vale do Leça, em Alfena.
O investimento total foi de 764.829,47 € + IVA e as obras contemplaram vários percursos pedonais, espaços de lazer, parque com equipamentos de manutenção física, complementados com espaços arbóreos, auditório ao ar livre, zona de estar e de descanso junto ao rio que possibilitem a prática desportiva e de atividades lúdicas, sempre em contacto com a natureza, assim como a construção de um passeio e baia de estacionamento, na Rua de S. Vicente, em Alfena. Como apoio a estes espaços foram também contruídos uma cafetaria com esplanada interior e exterior, assim como, instalações sanitárias.
Foram também instalados equipamentos de auxílio à prática de desporto e de geriatria, campo de jogos e mobiliário urbano.
A instalação de uma área de lazer e de recreio no Parque do Leça, em Alfena está inserida numa política global do Município de criação de espaços públicos para a prática da atividade física de lazer e de desporto, bem como da promoção de iniciativas dedicadas a um estilo de vida saudável que incluem a prática desportiva e visam, em última instância, a qualidade de vida, bem como o combate à solidão e ao isolamento social.
A criação deste parque visa também dinamizar o aproveitamento das margens do Rio Leça, a devolução deste rio à população e insere-se num conjunto de medidas já anteriormente encetadas com este desiderato. Tem também como pressuposto a requalificação e uma política de despoluição do Rio Leça, como uma marca de sustentabilidade e de proteção do ambiente.
A sua localização na proximidade de equipamentos, serviços e comércios existentes - Igreja Matriz, Centro Social e Paroquial, Cemitério, Centro Cultural, edifício da Junta de Freguesia - de áreas expectantes, com uma paisagem, embora natural, desqualificada, com um carácter híbrido, misto de urbano e natural, na envolvente do Rio Leça, proporciona uma oportunidade para que esse espaço seja apropriado pelas pessoas, de uma forma que pode reforçar a atratividade e a identificação com a designada “área central” da Freguesia.
A existência de um espaço desta índole permite que todas as faixas etárias possam encontrar no desporto uma forma saudável de ocuparem os seus tempos livres e, ao mesmo tempo, evitar que os mesmos adotem comportamentos de risco.
“A concretização desta obra é importante para o concelho e para a freguesia de Alfena, em particular para esta zona residencial de forte densidade populacional. Conseguimos assegurar o interesse público, garantindo também os interesses fundamentalmente ambientais e do ordenamento do território”, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientando que "este projeto pretende ser uma referência no futuro, contribuindo para a promoção de um desenvolvimento territorial mais sustentável e sensibilizando para a importância da paisagem na qualidade de vida dos habitantes de Valongo e concelhos vizinhos, designadamente Santo Tirso, Maia e Matosinhos que juntamente com Valongo constituíram a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. Este organismo intermunicipal surgiu precisamente com os objetivos de recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como, a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre".