- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- ESCLARECIMENTO sobre as obras da Oficina Municipal das Artes no antigo Cinema de Ermesinde
ESCLARECIMENTO sobre as obras da Oficina Municipal das Artes no antigo Cinema de Ermesinde
Por motivos de segurança, a fachada do antigo Cine-Teatro de Ermesinde terá de ser demolida. Durante a execução da empreitada de reabilitação do imóvel onde vai ser instalada a Oficina Municipal das Artes foram descobertas fragilidades que tornam inviável a recuperação da estrutura original. Assim, após os trabalhos de demolição, será construída uma fachada exatamente igual à original, de modo a preservar a identidade histórica do edifício.
A Câmara Municipal de Valongo adquiriu o antigo Cinema de Ermesinde, que esteva há décadas ao abandono, para criar uma Oficina Municipal das Artes no concelho de Valongo tendo como principal objetivo a participação cultural ativa, independentemente da idade e da origem sociocultural, económica, étnica e geográfica. Para o efeito foi desenvolvido um projeto multidisciplinar cujo programa integrará as seguintes ações: Teatro, Dança, Música Clássica e Contemporânea, Estúdio de Gravação (luz e som), Atividades Circenses, Cinema, Fotografia, Artes Plásticas: pintura e Escultura.
Inaugurado nos anos 40, o edifício era designado por "Cine - Ermezinde", com desenho em estilo "português Suave", modelo arquitetónico utilizado em edifícios públicos e privados portugueses durante as décadas de 1930 a 1960. O seu conjunto carateriza-se por volumetria imponente e fachada de desenho rigoroso, linhas modernistas e construção com estrutura em betão armado.
As obras de reabilitação e adaptação do edifício do antigo cinema de Ermesinde na Oficina Municipal das Artes foram iniciadas em novembro de 2023. A empreitada foi adjudicada pelo preço contratual de 2.972.114,62 €, sendo financiada pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.