-
Início
-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Plantadas mais de 2200 árvores nativas desde janeiro
Plantadas mais de 2200 árvores nativas desde janeiro

Promover o restauro ecológico das florestas é um dos compromissos do Município de Valongo, reforçado com o prémio European Green Leaf. É por isso que, no dia 25 de fevereiro, é realizada mais uma ação de reflorestação na Serra de Santa Justa, dirigida aos colaboradores da Câmara Municipal de Valongo e aos voluntários do Banco Local de Voluntariado.
O objetivo desta ação é restabelecer a flora nativa, plantando espécies autóctones, como o carvalho-alvarinho (Quercus robur), o pilriteiro (Crataegus monogyna) e o sobreiro (Quercus suber), numa área junto à Escadaria Cuca Macuca, de modo a aumentar a biodiversidade local e a facultar um melhor espaço florestal para as gerações futuras.
Entre janeiro e fevereiro de 2022 foram já realizadas 8 ações de reflorestação, plantando mais de 2200 árvores, envolvendo 428 participantes, entre voluntários e escolas do concelho.
Estas ações estão enquadradas nas atividades do European Green Leaf 2022 e foram desenvolvidas no âmbito do FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, foram organizadas pelo Município de Valongo, Associação de Municípios Parque das Serras do Porto, e o CRE.Porto. O CRE.Porto é uma rede de educação-ação para a sustentabilidade liderada pela Universidade Católica Portuguesa e pela Área Metropolitana do Porto.
As árvores e arbustos (todos nativos) são provenientes do programa Floresta Comum e do Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO.