- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Projeto “Paredes que nos Unem” leva cultura às comunidades desfavorecidas
Projeto “Paredes que nos Unem” leva cultura às comunidades desfavorecidas
No âmbito do Plano de Ação elaborado para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foram aprovados diversos projetos centrados nas comunidades económica e socialmente vulneráveis do município de Valongo, nomeadamente o Projeto “Paredes que nos Unem”.
Com este projeto, pretende-se assim, promover junto dos moradores e moradoras dos Empreendimentos de Habitação Social a inclusão e o sentimento de pertença, a desconstrução de estereótipos e a redução de desigualdades sociais, através da arte, desporto e da capacitação social e profissional.
A apresentação do projeto Paredes que nos Unem, tem decorrido no âmbito da ação “Arte O’ Bairro”, dinamizada pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, levando a toda a população o acesso à Cultura, através do “Fado”.
Estas apresentações tiveram início no dia 20 de junho no Empreendimento de Habitação Social do Barreiro de Cima, na freguesia de Alfena, tendo sido percorridos mais de 10 Empreendimentos de Habitação Social.
Este ciclo de apresentações encerrou no dia 19 de julho, no Empreendimento de Habitação Social do Galinheiro, na freguesia de Valongo, onde mais uma vez, se levou o Fado como forma de promoção da cultura portuguesa junto da população, cujo acesso à Cultura é muitas vezes, inacessível, pelas diversas vulnerabilidades que caracterizam estas comunidades.
Pretende-se desta forma, e em conjunto com a população, promover a inclusão e inovação, nunca esquecendo, que há mais coisas que nos unem do que nos separam!