- Início
- Diretório de Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Requalificação da habitação social de Mirante dos Sonhos: Um projeto de coração aberto para melhorar vidas
Requalificação da habitação social de Mirante dos Sonhos: Um projeto de coração aberto para melhorar vidas
A Câmara Municipal de Valongo está a transformar o complexo habitacional de Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, através de um projeto de requalificação que visa melhorar as condições de vida dos moradores e revitalizar a comunidade, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.
De forma a minimizar o impacto causado pelas obras, a autarquia disponibilizou habitações temporárias e gratuitas, onde os moradores podem permanecer enquanto as suas casas estão em obras. Estas habitações estão parcialmente equipadas, proporcionando um ambiente seguro, acolhedor e confortável.
Lucinda Moreira, uma das primeiras pessoas a permanecer na habitação temporária, partilhou a sua experiência com emoção: «Estou bem, graças a Deus. Na primeira noite custou um bocado, porque estranhei o sítio, mas depois disso impecável. Na segunda noite dormi que foi uma maravilha. Já usei também a cozinha para fazer uma pequena refeição. Sinto-me muito segura aqui!».
Emília Sousa, que se mudou com o seu canário "Zezinho", também elogiou as condições da habitação temporária: «Ele (o “Zezinho) ao princípio estranhou, porque vinha habituado ao calor do prédio, e aqui está fresquinho, mas agora está bastante contente, até já cantou. Eu também estou muito confortável neste novo espaço. O transporte das minhas coisas correu bastante bem, os senhores trouxeram tudo o que precisei da casa para a habitação temporária sem problemas».
Carla Sousa, também moradora em Mirante de Sonhos, está ansiosa por se mudar e destacou a conveniência e tranquilidade das habitações temporárias: «Se me deixassem, eu ia já! É muito melhor, evitamos o barulho da obra e o pó. Por mim, eu ia já hoje! É ótimo que a habitação temporária esteja tão perto do prédio, posso ir lá todos os dias.».
Paulo Esteves Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Valongo, reforçou a importância das habitações temporárias para o sucesso do projeto: “Em média, cada morador não deverá permanecer nestes espaços temporários mais do que duas a três semanas, o que coincide com a duração das obras em cada habitação. Estes espaços são pré-equipados e têm todas as condições necessárias para que os moradores se sintam confortáveis e seguros. Ninguém gosta de ter obras em casa, mas é essencial. Após tantos anos sem investimento, estamos a construir um futuro melhor.”
O projeto, que conta com um investimento de cerca de dois milhões de euros, envolve a renovação das fachadas, coberturas, caixilharias, paredes interiores, e a substituição de móveis de cozinha e banheiras, assegurando uma modernização abrangente do parque habitacional, assente na sustentabilidade.
Com o objetivo de melhorar as condições de vida dos residentes, mas, também, de fortalecer a comunidade e promover a inclusão social, a Câmara Municipal de Valongo está comprometida em garantir que todos tenham acesso a uma habitação digna e segura.