-
Diretório de Serviços
-
Comunicação
-
Notícias
- Secretário de Estado das Florestas defende investimento no Parque das Serras do Porto
Secretário de Estado das Florestas defende investimento no Parque das Serras do Porto










O Senhor Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, iniciou em Valongo, na sede do Parque das Serras do Porto uma visita de trabalho à Paisagem Protegida Regional com uma extensão de quase 6.000 hectares que abrange seis serras (Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas) nos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
No dia 16 maio, acompanhado pelos três Presidentes de Câmara José Manuel Ribeiro - Valongo, Marco Martins - Gondomar e Alexandre Almeida - Paredes (atual Presidente da Associação de Municípios do Parque das Serras do Porto), o governante teve a oportunidade de conhecer exemplos de requalificação ecológica. A visita incluiu o miradouro da Serra de Santa Justa, o vale do rio Ferreira (Couce e Belói), a área envolvente às Lagoas de Midões, em Gondomar, e diversas aldeias de Paredes.
João Paulo Catarino salientou a união e a paixão dos três autarcas envolvidos no projeto do Parque das Serra do Porto, que classificou como um “ativo diferenciador da Área Metropolitana do Porto”, sobretudo no que respeita à área do turismo. “O Grande Porto vai ganhar imenso com este património valiosíssimo”, frisou, referindo que estão disponíveis instrumentos financeiros que podem e devem ser utilizados para transformar a paisagem e renaturalizar com espécies autóctones áreas ocupadas por espécies invasoras como as acácias e eucaliptos não produtivos.
No que respeita à prevenção de incêndios florestais, o governante salientou que no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência está prevista nesta área uma faixa de gestão de combustível de primeira ordem, bem como a constituição de mais uma equipa de sapadores para assegurar vigilância permanente e trabalhos de gestão de combustível durante todo o ano.
A deslocação terminou no parque de lazer da Senhora do Salto, em Aguiar de Sousa, Paredes, onde João Paulo Catarino testemunhou o trabalho participativo desenvolvido no âmbito do “Clube das Escolas”, com o objetivo de divulgar o território e os valores naturais e culturais do Parque das Serras do Porto, numa iniciativa que envolveu alunos e professoras da Escola Básica de Recarei.
São de realçar as diversas atividades pedagógicas contínuas dinamizadas pelas Serras do Porto que contribuem para sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste território e promover a cidadania ativa na conservação da natureza e floresta.