Ação de voluntariado corporativo envolveu 70 colaboradores da Navigator na manutenção de áreas florestais de Valongo
Conteúdo atualizado em11 de abril de 2019às 12:52
![]()
70 colaboradores da Navigator, oriundos de vários pontos do País, reuniram-se em Valongo para ajudar na manutenção de áreas florestais afetas à conservação
No dia 4 de abril, cerca de 70 colaboradores da empresa The Navigator Company, provenientes dos Centros Fabris de Setúbal, Vila Velha de Ródão, Figueira da Foz e Cacia (Aveiro), do Centro de Investigação do Raiz em Eixo (Aveiro), da Área Florestal e da Base Lisboa, deslocaram-se à Serra de Santa Justa, em pleno Parque das Serras do Porto, para colaborarem na manutenção de áreas afetas à conservação e nas quais se está a promover a expansão da floresta autóctone.
Os trabalhos desenrolaram-se em três parcelas distintas e incluíram controlo de acácias através do arranque e do descasque, sinalização com estacas de regeneração natural de espécies nativas e colocação de protetores e manutenção de caldeiras em árvores recentemente plantadas. Todas as áreas intervencionadas são propriedade do Município de Valongo e encontram-se em processo de reconversão do coberto vegetal, no âmbito do projeto «FUTURO – 100.000 árvores na AMP». Esta iniciativa constituiu assim uma oportunidade de demonstrar o trabalho e investimento que tem sido aplicado no controlo de espécies invasoras e na expansão de núcleos de autóctones.
A Navigator tem um historial de ações do género noutros locais, como a Serra da Arrábida e o Bussaco, tendo optado nesta edição por Valongo dado que acolhe o centro de coordenação da região norte e também face a todo o dinamismo que se verifica em torno do Parque das Serras do Porto. De referir que esta entidade é responsável pela gestão de cerca de 25% do território desta Paisagem Protegida Regional, sendo um parceiro incontornável, que se tem envolvido ativamente neste projeto e com o qual se pretende estreitar as relações de cooperação, em prol da valorização da nossa área florestal.