Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Executivo

Câmara Municipal de Valongo
  • José Manuel Ribeiro

    José Manuel Ribeiro

    Presidente da Câmara

    Força Política: PS

    Nota Biográfica

    Consultar página Presidente, que se encontra no menu superior Município

    Pelouros
    • Proteção Civil
    • Planeamento Estratégico e Captação de Investimento
    • Inovação
    • Internacionalização
    • Finanças Municipais
    • Gabinete Jurídico
    • Ambiente
    • Cidadania
    • Saúde
    Email

    jose.ribeiro@cm-valongo.pt 

  • ver_anarodrigues

    Ana Maria Martins Rodrigues

    Vice-Presidente

    Força Política: PS

    Nota Biográfica

    Ana Maria Martins Rodrigues nasceu em Moçambique em 1960. Licenciou-se em Engenharia Civil, na opção de Estruturas, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1993. Iniciou a sua atividade profissional na docência das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza, no âmbito do Programa da Direção Geral de Extensão Educativa, no ano letivo 1986/1987. Em 1987 ingressou no quadro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, na Delegação Regional Norte, como Técnica Superior, para análise e acompanhamento do Programa «Formação em Cooperação» e de candidaturas de entidades externas a cofinanciamento comunitário para desenvolvimento de ações de formação profissional.

    Em 1996 assumiu a coordenação do Núcleo para a Reabilitação.

    De 1998 a 2005 exerceu funções de Direção nos Centros de Emprego de Santo Tirso (até 2001) e de Vila Nova de Famalicão. Foi nomeada Subdelegada Regional em junho de 2005 e exerceu estas funções até outubro 2010. A partir dessa data exerceu funções como técnica superior no Centro de Emprego de Vila Nova de Gaia até final de 2012, altura em que assume a Coordenação do Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego no Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, até janeiro de 2016. Antes de ser eleita, desempenhou ainda as funções Diretora de Serviços de Emprego e Formação Profissional.

    Pelouros
    • Cultura
    • Turismo
    • Recursos Humanos
    • Informação e Apoio aos Munícipes
    Email

    ana.rodrigues@cm-valongo.pt

  • Orlando Rodrigues

    Orlando Rodrigues

    Vereador

    Força Política: PS

    Nota Biográfica

    Orlando Gaspar Rodrigues nasceu a 13 de setembro de 1963. É natural de Campo, onde reside. É professor, com Mestrado em Administração Esco¬lar. Exerceu funções de Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo e de representante eleito dos docentes do Ensino Básico no Conselho Municipal de Educação. Foi presidente da Assembleia de Freguesia de Campo, membro da Assembleia Municipal de Valongo e da Assembleia Metropolitana do Porto.

    Exerceu as funções de Vereador na Câmara Municipal de Valongo, no mandato 2013-17, tendo assumido os pelouros da Educação, Juventude e Desporto.

    Pelouros 
    • Educação
    • Empreendedorismo Social
    • Juventude
    Email

    orlando.rodrigues@cm-valongo.pt

  • ver_paulo ferreira

    Paulo Jorge Esteves Ferreira

    Vereador

    Força Política: PS

    Nota Biográfica

    Paulo Esteves Ferreira nasceu a 4 se setembro de 1972, licenciou-se em Engenharia Civil, no Instituto Superior de Engenharia do Porto e é membro da Ordem dos Engenheiros. Iniciou a sua atividade profissional como perito avaliador, em 1996, tendo optado depois pela direção e gestão de obras. Trabalhou em várias empresas de construção civil até constituir a sua própria empresa. Geriu obras de elevada envergadura quer na área de edificações, quer na das infraestruturas. Assumiu diversos cargos de direção e projetos emblemáticos, nomeadamente durante a Porto 2001 e o Euro 2004. Para além da engenharia civil, obras e promoção imobiliária, investiu ainda no Desporto enquanto proprietário de dois negócios ligados às atividades físicas e de bem estar. Em 2013, assumiu funções de adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Valongo.

    Pelouros
    • Obras Municipais, Financiamentos Comunitários e Mobilidade
    • Licenciamento de Obras Particulares
    • Fiscalização
    • Desporto
    Email

    paulo.ferreira@cm-valongo.pt

  • ver_manuela_duarte

    Maria Manuela da Silva Moreira Duarte

    Vereadora

    Força Política: PS

    Nota Biográfica

    Maria Manuela Silva Moreira Duarte, nascida a 18 de Julho de 1952, natural de Bonfim, Porto, reside em Alfena há 31 anos. Concluiu, em 1971, o curso da Escola do Magistério Primário do Porto, e realizou várias Formações profissionais no âmbito da progressão de carreira. Dos 34 anos de carreira, passou 15 a lecionar na Escola do Xisto em Alfena, recurso do Concelho de Valongo, na área da Deficiência. Durante 23 anos acumulou ainda o cargo de diretora/coordenadora de escola. Está aposentada desde junho de 2005. É voluntária, há 21 anos, na Associação de Voluntariado do Hospital S. João (1996/2017) e na Junta de Freguesia de Alfena, desde Outubro de 2005, onde criou, organizou e dinamizou o atual Gabinete de Ação Social. Em Outubro de 2007 constituiu a Associação Viver Alfena, uma IPSS que tem como objetivo prosseguir fins de solidariedade social e de apoio à integração social e comunitária. Criou a Escola Sénior de Alfena, no âmbito do trabalho social, que mais tarde foi formalizada numa parceria tripartida: AVA + Atlético Club Alfenense + Junta de Freguesia de Alfena. Integrou o executivo da Junta de Freguesia de Alfena durante o mandato 2009/2013. Antes de ser eleita, desempenhou ainda as funções de Presidente da Associação Viver Alfena e Vice-presidente da Associação de Voluntariado do Hospital de S. João.

    Pelouros
    • Ação Social
    • Habitação Social
    Email

    manuela.duarte@cm-valongo.pt

  • ver_delgado

    José Maria Veloso Delgado

    Vereador

    Força Política: PS

    Nota Biográfica:

    José Maria Veloso Delgado nasceu a 16 de Março de 1963, no Lugar da Lomba, em Sobrado, freguesia onde reside. Aos 12 anos, começou a trabalhar. Em Agosto de 1993 abriu a primeira loja de mobiliário de venda ao público e em julho de 2009 já tinha construído duas fábricas. Atualmente é empresário do ramo do mobiliário, com fábrica própria e lojas. Integra o Executivo da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, desde 2013, como presidente substituto, Tesoureiro e com os Pelouros das feiras, fontanários e abastecimentos públicos. Organizou e presidiu à maior festa do concelho de Valongo, o São João de Sobrado, em 2016. É sócio do FC do Paço, de Sobrado, do Rancho Folclórico Santo André de Sobrado e da Associação organizadora de casa do Bugio e Festas de S. João de Sobrado.

    Pelouros
    • Logística
    Email

    jose.delgado@cm-valongo.pt

  •  

    Luís Miguel Mendes Ramalho

    Vereador

    Força Política: PSD

  •  

    Rosa Maria de Sousa Martins Rocha

    Vereadora

    Força Política: PSD

  • ver_psd2

    Alberto Fernando Correia Neto

    Vereador

    Força Política: PSD

    Nota Biográfica
    Email
Gabinete de Apoio à Presidência
Gabinete de Apoio à Vereação
Declarações patrimoniais e registos de interesse

Nos termos da legislação em vigor, foram entregues no Tribunal Constitucional (TC) as declarações patrimoniais dos membros do Executivo, bem como os respetivos registos de interesses. Estes mesmos documentos, que são de acesso público no TC, foram também entregues à Assembleia Municipal.

Remunerações e abono de despesas de representação dos membros do Executivo


Os eleitos locais em regime de permanência têm direito a remuneração mensal, bem como a dois subsídios extraordinários, de montante igual àquela, em junho e novembro.

O valor base da remuneração do Presidente da Câmara Municipal é fixado por referência ao vencimento base atribuído ao Presidente da República, de acordo com o índice de 50%.

As remunerações e subsídios extraordinários dos vereadores em regime de permanência correspondem a 80% do montante do valor base da remuneração a que tenham direito os presidentes dos respetivos órgãos.

Os eleitos locais em regime de permanência nas câmaras municipais têm direito às despesas de representação correspondentes a 30% das respetivas remunerações no caso do Presidente e 20% para os vereadores, as quais serão pagas 12 vezes por ano.

Remunerações dos membros dos gabinetes de apoio à Presidência e e à Vereação

A remuneração da chefe de Gabinete de Apoio à Presidência, dos adjuntos e dos secretários dos gabinetes de apoio à Presidência e à Vereação está indexado à remuneração base dos vereadores a tempo inteiro, em regime de exclusividade, de acordo com os índices de 90%, 80% e 60%, respetivamente.