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Agrupamento de Campo promove projeto ERASMUS+ “Creating, experimenting and cooperating – improving practices in Early Childhood Education”
O projeto ERASMUS+ “Creating, experimenting and cooperating – improving practices in Early Childhood Education” vivenciado nos ultimos dois anos (2017-2019) pelas crianças da educação pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Campo trabalhou em quatro tópicos os 4 elementos da natureza: água, ar, terra, fogo/floresta.
Neste projeto, o potencial da natureza e do ambiente serviram de base para inspirar o processo de aprendizagem. As crianças encontraram oportunidades para desenvolver diferentes atividades e projetos trabalhando, numa abordagem lúdica e criativa, as diversas áreas do currículo (ciência, música, teatro, linguagem, matemática, artes, educação física ...).
Esta parceria europeia envolveu o Agrupamento de Escolas de Valadares em Vila Nova de Gaia, a Bulgária, a Croácia, a Grécia, a Lituânia e a Polónia. O objetivo foi desenvolver a dimensão europeia em todas as escolas, implementando o trabalho colaborativo.
Ao longo da sua implementação foram trabalhadas as competências das crianças aplicando métodos criativos para, assim, promover o pensamento criativo desde a infância; realizar experiências como um método principal de adquirir conhecimento - aprendendo experimentando / aprendendo fazendo; promover a participação de crianças e pais no processo de desenvolvimento do projeto; criar um ambiente dinâmico diferente e desafiador no jardim de infância.
Perceber que as crianças são competentes e têm a oportunidade, de forma interdisciplinar, de desenvolver todas as competências em diferentes áreas curriculares e evidenciar toda a criatividade e imaginação, explorando suas ideias, dando-lhes voz.
Através do projeto foi possível contactar diretamente com diferentes modelos educativos, cooperar com colegas de diferentes países europeus para partilhar boas práticas e aumentar as nossas competências profissionais.
O grande objetivo foi também perspetivar as competências da criança do século XXI, tendo em vista o futuro sucesso do desenvolvimento infantil de forma interativa, os domínios cognitivo, intrapessoal e interpessoal, e a necessidade de oferecer às crianças as melhores condições para enfrentar todos os desafios, ouvi-las e dar-lhes a oportunidade de criar seus próprios conhecimentos.