Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed

BIOteca inaugurada em ação experimental do projeto BiodiverCities

Notícias
BIOteca inaugurada em ação experimental do projeto BiodiverCities
0b1a9170
0b1a9174
0b1a9141
0b1a9136
0b1a9215
0b1a9231
0b1a9229
0b1a9277
08 Novembro 2021

No dia 6 de novembro 2021, realizou-se uma ação experimental do projeto BiodiverCities para a preservação e promoção da biodiversidade urbana, no parque público das traseiras da Rua Dr. João Alves do Vale, em Valongo.

As atividades foram desenvolvidas de forma colaborativa pelos cidadãos, especialistas convidados e técnicos municipais:

- Ação de descasque de invasoras: da espécie invasora acácia que é uma ameaça ao nível dos ecossistemas (propriedades do solo, crescimento de espécies nativas e diminuição da biodiversidade).

- Criação de canteiro de polinizadores - fundamentais para a polinização e a distribuição de sementes, o que contribui para a perpetuação de espécies da fauna e da flora e do equilíbrio ambiental

- Construção de hotel de insetos - tem como objetivo proteger e criar condições de reprodução de insetos polinizadores como as borboletas, as joaninhas e os sirfídeos (as moscas das flores).

No decorrer da ação foi também inaugurada a BIOteca - biblioteca verde itinerante - com enfoque no tema da biodiversidade urbana, que ficou localizada no espaço verde do Largo do Centenário, em Valongo.

O município de Valongo faz parte da rede BiodiverCities, um projeto inserido na Estratégia de Biodiversidade da União Europeia e que tem por objetivo aumentar a participação da sociedade civil na tomada de decisão para a construção das cidades verdes do futuro. O projeto é financiado pelo Parlamento Europeu, e implementado pelo Centro Comum de Investigação e pela Direção Geral do Ambiente.

A rede de parceiros BiodiverCities incluí os municípios de Valongo, Leiden, Palma, Stavanger, Vilnius, Sofia, Maribor, Novi Sad, Palermo e Regalbuto, conta ainda com os municípios de Lisboa, Oslo e Varese no acompanhamento do projeto.

Em sessões participativas realizadas entre fevereiro e julho de 2021 foram identificadas as ações experimentais passíveis de serem facilmente implementadas contribuindo para os objetivos do projeto.

#EUGreenLeaf #EGLA #BIOteca #BiodiverCities #Sustentabilidade #Biodiversidade #MunicípiodeValongo