Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Valongo celebrou Democracia Local com semana repleta de atividades

Notícias
Valongo celebrou Democracia Local com semana repleta de atividades
17 Outubro 2016

O Município de Valongo associou-se pelo terceiro ano consecutivo à Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), promovendo diferentes iniciativas, de 10 a 14 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde.
A programação alcançou vários tipos de públicos e inclui música, poesia, teatro, woskshops, uma exposição retrospetiva e um seminário.
e o seminário subordinado ao tema «Transparência: Uma Comunidade participativa é uma comunidade mais esclarecida».
A SEDL de Valongo teve início com uma exposição narrativa sobre os últimos 42 anos da história ao nível da participação cívica e democrática do Município de Valongo. A inauguração foi abrilhantada com momentos musicais pela valência musical da Academia Sénior e com declamação de poesia por Maria de Lourdes dos Anjos.
A SEDL prosseguiu com o II Curso Breve de Cidadania, uma iniciativa promovida para dar cumprimento à Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e os Direitos Humanos, que tem como entidade formadora a AEDRL - Associação de Estudos de Direito Regional e Local.
Após a apresentação do OPJV - Orçamento Participativo Jovem de Valongo, a SEDL prosseguiu com a estreia da peça de teatro «comDOMÍNIO | um devaneio sobre a Democracia Local» pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, com texto e encenação de Hugo Sousa.
No dia 13 de outubro, a SEDL prosseguiu com o Projeto Biblioteca Humana. "Não julgues um livro pela capa". É algo muito real e verdadeiro, especialmente se o livro for uma pessoa. A "Biblioteca Humana" é um projeto iniciado na Dinamarca e que permite às pessoas "ler livros interativos" por meia hora, mas as palavras vêm diretamente de pessoas, que se voluntariaram para contar as suas histórias, com o objetivo de desconstruir estereótipos como a deficiência e a homossexualidade. Paralelamente, decorreu o Workshop: "Democracia Participativa: da Pertença ao Envolvimento", pela entidade formadora: Inducar. Esta iniciativa teve como objetivo despertar as consciências, entre os agentes locais, sobre a importância da participação dos cidadãos e dos seus benefícios para a sociedade, tendo como público-alvo técnicos da Rede Social.
O Seminário "Transparência: Uma comunidade esclarecida é uma comunidade mais participativa" realizou-se no dia 14 de outubro, com a participação de José Luís Carneiro - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Manuel Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Batalha - Diretor Executivo da TIAC (moderador), Carlos Carreiras - Presidente da Rede de Autarquias Participativas, Nelson Dias - Presidente da Direção da Associação In-Loco e Elena Debonis - representante da Associação Europeia para a Democracia Local (ALDA). Após as intervenções, seguiu-se um intenso debate com os cidadãos presentes que fizeram questão de interpelar os convidados sobre a temática da democracia local.
A SEDL encerrou com a peça de Teatro «GISBERTA», com a atriz Rita Ribeiro, que abordou a temática da violência e da discriminação relacionada com a homossexualidade.
"É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local. Por isso, apostamos na implementação de medidas simples, como a comemoração da Semana Europeia da Democracia Local, que resultem de novas formas de encarar os recursos existentes, com mais transparência, proximidade, rigor e interação com os cidadãos", salientou José Manuel Ribeiro.
A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a refletir, sobre as suas responsabilidades como atores fulcrais nas sociedades democráticas. Este ano, sob a temática 'Viver juntos em sociedades multiculturais: o respeito, o diálogo, a interação" os estados são convidados a organizar eventos públicos com o objetivo de interagir com os seus cidadãos, promovendo a consciência democrática e incentivando-os a participar nas oportunidades oferecidas por meio de processos de democracia participativa.


Clique aqui para ver o álbum de fotografias da SEDL em Valongo.


#SEDL #LocalDemocracyWeek #ELDW