Valongo celebrou Democracia Local com semana repleta de atividades

Valongo celebrou Democracia Local com semana repleta de atividades
17 Outubro 2016

O Município de Valongo associou-se pelo terceiro ano consecutivo à Semana Europeia da Democracia Local (SEDL), promovendo diferentes iniciativas, de 10 a 14 de outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde.
A programação alcançou vários tipos de públicos e inclui música, poesia, teatro, woskshops, uma exposição retrospetiva e um seminário.
e o seminário subordinado ao tema «Transparência: Uma Comunidade participativa é uma comunidade mais esclarecida».
A SEDL de Valongo teve início com uma exposição narrativa sobre os últimos 42 anos da história ao nível da participação cívica e democrática do Município de Valongo. A inauguração foi abrilhantada com momentos musicais pela valência musical da Academia Sénior e com declamação de poesia por Maria de Lourdes dos Anjos.
A SEDL prosseguiu com o II Curso Breve de Cidadania, uma iniciativa promovida para dar cumprimento à Carta do Conselho da Europa sobre a Educação para a Cidadania Democrática e os Direitos Humanos, que tem como entidade formadora a AEDRL - Associação de Estudos de Direito Regional e Local.
Após a apresentação do OPJV - Orçamento Participativo Jovem de Valongo, a SEDL prosseguiu com a estreia da peça de teatro «comDOMÍNIO | um devaneio sobre a Democracia Local» pela Associação Cabeças no Ar e Pés na Terra, com texto e encenação de Hugo Sousa.
No dia 13 de outubro, a SEDL prosseguiu com o Projeto Biblioteca Humana. "Não julgues um livro pela capa". É algo muito real e verdadeiro, especialmente se o livro for uma pessoa. A "Biblioteca Humana" é um projeto iniciado na Dinamarca e que permite às pessoas "ler livros interativos" por meia hora, mas as palavras vêm diretamente de pessoas, que se voluntariaram para contar as suas histórias, com o objetivo de desconstruir estereótipos como a deficiência e a homossexualidade. Paralelamente, decorreu o Workshop: "Democracia Participativa: da Pertença ao Envolvimento", pela entidade formadora: Inducar. Esta iniciativa teve como objetivo despertar as consciências, entre os agentes locais, sobre a importância da participação dos cidadãos e dos seus benefícios para a sociedade, tendo como público-alvo técnicos da Rede Social.
O Seminário "Transparência: Uma comunidade esclarecida é uma comunidade mais participativa" realizou-se no dia 14 de outubro, com a participação de José Luís Carneiro - Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Manuel Ribeiro - Presidente da Câmara Municipal de Valongo, João Paulo Batalha - Diretor Executivo da TIAC (moderador), Carlos Carreiras - Presidente da Rede de Autarquias Participativas, Nelson Dias - Presidente da Direção da Associação In-Loco e Elena Debonis - representante da Associação Europeia para a Democracia Local (ALDA). Após as intervenções, seguiu-se um intenso debate com os cidadãos presentes que fizeram questão de interpelar os convidados sobre a temática da democracia local.
A SEDL encerrou com a peça de Teatro «GISBERTA», com a atriz Rita Ribeiro, que abordou a temática da violência e da discriminação relacionada com a homossexualidade.
"É urgente inverter o sentimento de desconfiança e o desconhecimento crescente da população em relação ao funcionamento da administração local e à forma como são geridos os escassos recursos públicos. Para devolver a esperança à comunidade, é necessário capacitar mais os cidadãos para que sejam os melhores aliados na boa governação local. Por isso, apostamos na implementação de medidas simples, como a comemoração da Semana Europeia da Democracia Local, que resultem de novas formas de encarar os recursos existentes, com mais transparência, proximidade, rigor e interação com os cidadãos", salientou José Manuel Ribeiro.
A Semana Europeia da Democracia Local é um evento anual europeu, que pretende estimular as autoridades locais de todos os Estados Membros do Conselho da Europa a refletir, sobre as suas responsabilidades como atores fulcrais nas sociedades democráticas. Este ano, sob a temática 'Viver juntos em sociedades multiculturais: o respeito, o diálogo, a interação" os estados são convidados a organizar eventos públicos com o objetivo de interagir com os seus cidadãos, promovendo a consciência democrática e incentivando-os a participar nas oportunidades oferecidas por meio de processos de democracia participativa.

Clique aqui para ver o álbum de fotografias da SEDL em Valongo.

#SEDL #LocalDemocracyWeek #ELDW