Biblioteca Municipal assinala Dia da Internet Mais Segura 2018

Biblioteca Municipal assinala Dia da Internet Mais Segura 2018
06 Fevereiro 2018

sid2018_year_only_spanish220_150_b

No dia 6 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional da Internet Mais Segura, organizado pela Rede INSAFE (Rede de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização para uma utilização mais segura da Internet pelas pessoas) e, em Portugal, pelo Centro Internet Segura, coordenado pela Fundação Para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que envolve a Direção Geral da Educação (DGE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.

Ao assinalar este dia no mundo inteiro, pretende-se alertar e informar sobre o uso responsável e seguro da Internet e promover a proatividade no combate às condutas e aos conteúdos online maliciosos ou ilegais, minimizando potenciais riscos que podem advir do uso das tecnologias da informação e da comunicação, sobretudo quando utilizados por crianças e jovens.

A biblioteca pública, como porta de acesso local ao conhecimento, deve funcionar como porta de acesso ao mundo da informação tornando-a acessível a todos e, por conseguinte, diminuir o fosso entre os «riscos em informação» e «pobres em informação». «A biblioteca pública é o centro local de informação, tornando prontamente acessíveis aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros.»

A Biblioteca Municipal de Valongo, assumindo o seu papel de mediadora de conhecimento e centro de informação à comunidade, propõe associar-se a esta data com o seguinte programa:

FEVEREIRO e MARÇO | 10h30| Biblioteca Municipal
“Ciber-Seniores” Programa de promoção de literacias junto da comunidade sénior.

As sessões realizam-se todas as quintas-feiras de cada mês.
Inscrição gratuita e obrigatória.

Dia 27 | 15h00 | Biblioteca Municipal
- Palestra “CiberBullying” Acção de sensibilização sobre Ciber Bullying dinamizada por Tito de Morais, co-autor do livro “CiberBullying - Um guia para pais e educadores”.
FEVEREIRO
Biblioteca Municipal e Polos de Leitura Municipais