Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Câmara de Valongo lança projeto inovador para redução e prevenção do abandono escolar precoce e promoção do sucesso escolar

Notícias
17 Abril 2018

A Câmara Municipal de Valongo está a implementar um ambicioso e inovador projeto de combate ao insucesso escolar, que tem como principais objetivos diminuir em 12% a percentagem de alunos com pelo menos uma negativa no 2.º ciclo do ensino básico, bem como reduzir em 26% as taxas de retenção no 1.º e 2.º ciclos.
A cerimónia de lançamento do projeto de combate ao insucesso escolar «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» realiza-se no dia 19 de abril, às 10h30, na Escola Básica Mirante de Sonhos, em Ermesinde. Além do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, marcarão presença nesta iniciativa os representes dos Agrupamentos de Escolas e das Associações de Pais, principais parceiros deste projeto do Município de Valongo.
“Com o empenho de todos, vamos seguramente aumentar o sucesso escolar, reduzindo os níveis de retenção e abandono escolar no concelho de Valongo”, assegura o autarca, destacando a promoção das competências da leitura como uma das linhas de intervenção prioritárias. Além da intervenção atempada ao nível das dificuldades na aprendizagem da leitura, o projeto «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» aposta ainda no apoio das crianças na transição do 1.º ao 2.º ciclo, dotando-os de competências de autonomia no seu processo de aprendizagem, atuando num momento marcante na vida escolar de muitas crianças e jovens. Assenta igualmente na participação parental ativa e na promoção de práticas interdisciplinares e multidisciplinares, intervindo de forma integrada junto de crianças em risco de abandono escolar e/ou comportamentos de risco, e suas famílias. O desenvolvimento tecnológico é também um dos eixos prioritários deste projeto, estando contemplada a criação de um ambiente de aprendizagem inovador, adaptável ao aluno, dinâmico e interativo que estimule e reforce o processo de autoaprendizagem.
Enquadrando-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) da Área Metropolitana do Porto (AMP), bem como no Eixo Prioritário 8 – Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida do Norte 2020 – Programa Operacional Regional do Norte e no Projeto Educativo Municipal de Valongo, o projeto «MAIS VAL – Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo» será implementado neste e nos seguintes três anos letivos.