Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Município oferece mais de 600 livros às Bibliotecas Escolares do concelho

Notícias
Município oferece mais de 600 livros às Bibliotecas Escolares do concelho
image title
image title
11 Maio 2018

A Câmara Municipal de Valongo vai comprar mais de 600 livros para reforçar o fundo documental de todas as bibliotecas escolares do concelho, inclusive das escolas EB23 e Secundárias. O valor atribuído por cada biblioteca foi duplicado de 100 para 200 euros, em relação ao ano passado. No total, serão adquiridas 439 obras diferentes, correspondentes a 607 exemplares, com um custo total estimado de 8.000 euros. «Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor» de Manuel António Pina, «A Árvore Generosa» de Shel Silverstein, «A Rapariga da Livraria de Sylvia Bishop e «As velas ardem até ao fim» de Sándor Márai são algumas das obras mais requisitadas pelos agrupamentos escolares.
“É nossa obrigação garantir o acesso à leitura e remover o obstáculo monetário. Queremos que também nas nossas escolas ler não custe nada. Um leitor ativo é uma pessoa que também se envolve de forma diferente na vida em comunidade”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientando que esta aposta na compra de novos livros também está a ser feita na Biblioteca e nos Polos de Leitura Municipais tem resultados muito positivos, pois em quatro anos o número de leitores triplicou.
"Desde 2014 que temos vindo a investir muito na promoção da leitura, porque entendemos que ler faz-nos saber mais, sentir mais e sermos mais plenos como pessoas, como cidadãos. Passamos a ter, nas nossas bibliotecas, condições para, à medida que nos vão sendo pedidas novas publicações, podermos comprá-las”, refere o autarca.