Município oferece mais de 600 livros às Bibliotecas Escolares do concelho

Município oferece mais de 600 livros às Bibliotecas Escolares do concelho
11 Maio 2018

A Câmara Municipal de Valongo vai comprar mais de 600 livros para reforçar o fundo documental de todas as bibliotecas escolares do concelho, inclusive das escolas EB23 e Secundárias. O valor atribuído por cada biblioteca foi duplicado de 100 para 200 euros, em relação ao ano passado. No total, serão adquiridas 439 obras diferentes, correspondentes a 607 exemplares, com um custo total estimado de 8.000 euros. «Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor» de Manuel António Pina, «A Árvore Generosa» de Shel Silverstein, «A Rapariga da Livraria de Sylvia Bishop e «As velas ardem até ao fim» de Sándor Márai são algumas das obras mais requisitadas pelos agrupamentos escolares.
“É nossa obrigação garantir o acesso à leitura e remover o obstáculo monetário. Queremos que também nas nossas escolas ler não custe nada. Um leitor ativo é uma pessoa que também se envolve de forma diferente na vida em comunidade”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, salientando que esta aposta na compra de novos livros também está a ser feita na Biblioteca e nos Polos de Leitura Municipais tem resultados muito positivos, pois em quatro anos o número de leitores triplicou.
"Desde 2014 que temos vindo a investir muito na promoção da leitura, porque entendemos que ler faz-nos saber mais, sentir mais e sermos mais plenos como pessoas, como cidadãos. Passamos a ter, nas nossas bibliotecas, condições para, à medida que nos vão sendo pedidas novas publicações, podermos comprá-las”, refere o autarca.