Passar para o Conteúdo Principal Top
logótipo CMV
Perguntas Frequentes   Facebook Twitter Instagram Flickr Youtube ISSUU RSS feed
 

Inauguradas obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena

Notícias
 Inauguradas obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena
image title
image title
image title
image title
08 Agosto 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou as obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena. Trata-se da primeira intervenção a ficar totalmente concluída no concelho, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, financiado pelos fundos comunitários do Programa Norte 2020.
A primeira empreitada no valor de 305.082,69€ permitiu a recuperação dos blocos de apartamentos, incluindo a substituição das coberturas, das caleiras e das caixilharias e janelas, bem como a colocação de revestimento térmico. Depois de concluída a reabilitação dos edifícios onde residem 70 famílias, avançaram as obras de modernização e requalificação dos espaços públicos envolventes, que custaram mais 142.749,04€.
“Além de dotar as casas com melhores condições de habitabilidade e conforto térmico, através deste processo de requalificação dos empreendimentos pretendemos dinamizar a inclusão social, através da promoção de espaços flexíveis e polivalentes apropriados para a prática informal de atividade física”, destacou o autarca, referindo que “o investimento global previsto no PEDU para a reabilitação dos empreendimentos de habitação social do concelho de Valongo ultrapassa os 3 milhões de euros”.
"Apesar dos atrasos na atribuição dos fundos comunitários, finalmente começamos a ver os resultados do investimento prioritário na melhoria da qualidade de vida das comunidades desfavorecidas", salientou José Manuel Ribeiro.
"Ajudem a estimar este investimento. Houvesse mais dinheiro de fundos comunitários e a Câmara tinha tentado dar ainda mais dignidade a este espaço que só se conserva se os moradores ajudarem. Não deixem que este espaço se degrade, sejam muito felizes aqui e cidadãos plenos", apelou o autarca.
A cerimónia de inauguração foi abrilhantada com danças de salão (Guida Araújo e Vadim Potapov) e zumba (professor João Jesus), da Escola de Danças de Salão José Torres do CPN - Clube Propaganda da Natação.