Inauguradas obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena

Inauguradas obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena
08 Agosto 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugurou as obras de requalificação do Empreendimento do Barreiro, em Alfena. Trata-se da primeira intervenção a ficar totalmente concluída no concelho, no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, financiado pelos fundos comunitários do Programa Norte 2020.
A primeira empreitada no valor de 305.082,69€ permitiu a recuperação dos blocos de apartamentos, incluindo a substituição das coberturas, das caleiras e das caixilharias e janelas, bem como a colocação de revestimento térmico. Depois de concluída a reabilitação dos edifícios onde residem 70 famílias, avançaram as obras de modernização e requalificação dos espaços públicos envolventes, que custaram mais 142.749,04€.
“Além de dotar as casas com melhores condições de habitabilidade e conforto térmico, através deste processo de requalificação dos empreendimentos pretendemos dinamizar a inclusão social, através da promoção de espaços flexíveis e polivalentes apropriados para a prática informal de atividade física”, destacou o autarca, referindo que “o investimento global previsto no PEDU para a reabilitação dos empreendimentos de habitação social do concelho de Valongo ultrapassa os 3 milhões de euros”.
"Apesar dos atrasos na atribuição dos fundos comunitários, finalmente começamos a ver os resultados do investimento prioritário na melhoria da qualidade de vida das comunidades desfavorecidas", salientou José Manuel Ribeiro.
"Ajudem a estimar este investimento. Houvesse mais dinheiro de fundos comunitários e a Câmara tinha tentado dar ainda mais dignidade a este espaço que só se conserva se os moradores ajudarem. Não deixem que este espaço se degrade, sejam muito felizes aqui e cidadãos plenos", apelou o autarca.
A cerimónia de inauguração foi abrilhantada com danças de salão (Guida Araújo e Vadim Potapov) e zumba (professor João Jesus), da Escola de Danças de Salão José Torres do CPN - Clube Propaganda da Natação.