Capacidade do Centro Veterinário Municipal de Valongo vai quadruplicar

0b1a5134
0b1a5133
14 Dezembro 2021

A capacidade do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) do Centro Veterinário Municipal de Valongo vai quadruplicar. O equipamento cumprirá os mais altos padrões de bem-estar animal passará a ter 59 jaulas e uma área total de 832 metros quadrados, que incluirá uma piscina para os cães se refrescarem no tempo quente. Cada jaula será individual, com área abrigada e descoberta, com exposição solar e corta-vento, com bebedouros automáticos e duas grelhas de recolha de dejetos. No exterior, além piscina para lavagem e/ou refrescamento dos animais, está prevista uma área circular de exercício.

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e o Vereador da Logística, Ivo vale Neves, acompanharam o início da empreitada que custa 148.793,06€. O prazo de execução é de 120 dias.

“Dentro de alguns meses, teremos mais 44 novas jaulas e mais espaço para conseguirmos dar mais resposta ao problema do aumento do número de animais errantes no concelho”, afirmou José Manuel Ribeiro, frisando que “Valongo continua a destacar-se como uma das autarquias na vanguarda do bem-estar dos seus animais”.

Entre as medidas promovidas pela autarquia em prol do bem-estar animal, destacam-se as campanhas de adoção e de esterilização gratuitas e a criação de colónias CED – captura, esterilização devolução, para controlar a reprodução dos animais errantes. A todos os animais adotados através do Centro Veterinário Municipal, é oferecida a esterilização, a vacinação antirrábica, a desparasitação e o dispositivo de identificação eletrónica (microchip). Em média, a autarquia gasta 100€ por cada animal que entrega para adoção.
No atual ciclo governativo esta é já a segunda ampliação do CROA, que em 2018 duplicou a capacidade passando a poder albergar no total 30 animais.